Topo

Na Grade do MMA

Bola de Cristal - Aldo vê peso leve como futuro inevitável após varrer os penas

Jorge Corrêa

16/01/2012 06h02

Vamos a mais uma estreia no blog. Essa será a seção Bola de Cristal, e vai analisar e tentar prever os próximos passos dos lutadores após grandes eventos.

Com uma joelhada fulminante e duas marretadas certeiras, José Aldo mostrou mais uma vez no UFC Rio 2 por que é um dos melhores peso por peso da atualidade, mas agora está em uma encruzilhada em sua carreira depois de nocautear Chad Mendes e defender pela quinta vez o cinturão dos penas do WEC/UFC.

Todas as vezes em que é questionado sobre o assuntou, o brasileiro sempre refutou a possibilidade de subir para os leves. Não que ele nunca tivesse pensado nisso, mas sempre falou que queria ficar muito tempo entre os penas. Mas esse tempo passou e agora ele está sem adversários a sua altura na categoria.

>> Quebra de protocolo de José Aldo faz Flamengo sumir em sua estreia no UFC
>> Nocaute faz Aldo deixar script, leva torcida à loucura e rende bronca de Dana

Aldo ir para os leves seria a possibilidade mais lógica, pois é um peso que ele não teria problema de fazer e até poderia aliviá-lo, já que o lutador sofre para bater o dos penas, mas ainda se sente confortável em ir para luta após esse processo.

Indo para os leves, existem dois caminhos para o brasileiro que passam simplesmente pelas negociações de seus empresários com o UFC. Um caminho seria começar do zero seu caminho até uma possível disputa de cinturão da categoria. Outra seria ele ir direto para a disputa do título, tentando uma unificação dos cinturões. Essa é a possibilidade aventada pelo técnico do lutador Dedé Pederneiras.

>> Técnico diz que Aldo só sobe de peso se for direto para disputa de cinturão
>> Aldo nocauteia após joelhada, mantém o cinturão e vai festejar com a torcida

Agora, é esperar o resultado da disputa de cinturão dos leves entre o campeão Frankie Edgar e Ben Henderson no Japão, no final de fevereiro. Dana White até mesmo levantou a possibilidade de o vencedor dessa luta descer para os penas para enfrentar o brasileiro.

Se Aldo seguir entre os penas, alguns nomes já podem ser avaliados. O invicto Jimy Hates impressionou com uma vitória contundente sobre o experiente Nam Phan e pode aparecer na disputa. O Korean Zombie Chan-Sung Jung também vem de suas boas vitórias sobre Leonard Garcia e Mark Hominick. Entres brasileiros, Diego Nunes tem bons resultados nos últimos anos.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA