Topo

Na Grade do MMA

Polícia dos EUA investiga caso de lutador que ficou paraplégico em evento de MMA em bar

Jorge Corrêa

23/02/2012 16h45

Uma tragédia marcou a vida e a curta carreira do lutador norte-americano Jeff Dunbar. Na véspera do Natal do ano passado, o jovem de apenas 20 anos fazia uma luta de MMA amador em um bar da cidade de Joliet, estado norte-americano de Illinois, quando deslocou duas vértebras do pescoço e acabou ficando paraplégico.

>> Siga o no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Agora, quase dois meses depois, a polícia do condado de Will abriu investigação para apurar como o acidente pode ter acontecido. "É óbvio que ocorreu uma séria lesão naquela luta e agora queremos garantir que os cidadãos do local estão protegidos e que esses eventos de MMA são conduzidos da maneira correta", explicou o porta-voz da polícia local.

Era apenas a sétima luta de Dunbar em sua carreira de lutador ainda amador de MMA e seu adversário era Rudy Bahena. Com apenas um minuto de combate, Bahena conseguiu encaixar um mata-leão e Dunbar tentou escapar do golpe. No momento em que fez um movimento mais brusco, acabou lesionando o pescoço e ficando paralisado imediatamente.

Agora, as autoridades do condado e do próprio estado de Illinois estão revendo "de forma séria" todos os aspectos do evento em que o acidente ocorreu, assim como as leis e determinações sobre disputas de boxe e MMA amadores.

Nesse momento, Jeff Dunbar passa por longas sessões de fisioterapia, mas segue sem movimentos nas pernas, nas mãos e não está falando. Os médicos já desacreditaram a família e disseram que dificilmente ele voltará a andar.

Esse tipo de evento de MMA amador em bares é muito comum nos Estados Unidos, como foi retratado no filme Warrior (Guerreiro). Lá, o personagem principal, um professor de ensino médio e ex-lutador profissional, participa de eventos como esses para conseguir um dinheiro extra para a família.

(Nota do blog: essa história foi contada inicialmente pelo jornal norte-americano Chicago Tribune. A foto é de Zbigniew Bzdak.)

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA