Topo

Na Grade do MMA

Com a promessa de ser o maior UFC da história, veja projeção do Engenhão com o octógono

Jorge Corrêa

28/03/2012 06h01

Depois de muita especulação e uma negociação fracassada com São Paulo, o UFC oficializou na última segunda-feira que o estádio do Engenhão receberá a edição 147 do evento, em 23 de junho. Além disso, o presidente Dana White disse que esse será o "maior UFC de todos os tempos".

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Para que isso aconteça, o UFC 147 precisará superar o público da edição 129, em abril de 2011, quando mais de 55 mil pessoas estiveram no estádio Roger Centre, na cidade canadense de Toronto. Ainda não foi anunciado o número lugares que serão disponibilizados para o estádio do Botafogo, mas a expectativa é de que sejam 60 mil.

Com isso, o blog mais uma vez, com a ajuda dos artistas do UOL, pensou na projeção de como ficará o octógono no centro do campo. Confira no álbum abaixo as diversas visões que os torcedores poderão ter das lutas no local.

Em comparação ao estádio paulista do Morumbi, o outro local que estava na disputa para sediar o evento, a distância para o octógono é consideravelmente menor – veja aqui a projeção feita para o campo são-paulino.

Agora, vamos aos cálculos para que esse seja o maior UFC da história. De acordo com o site oficial do Botafogo, a lotação máxima do Engenhão é de 46.831 torcedores. Assim, seria preciso colocar ao menos mais 8.893 lugares para igualar o do Canadá. Esses números dão uma boa perspectiva para que o recorde seja quebrado, já que é possível se colocar entre 10 mil e 15 mil cadeiras no campo.

>> UFC confirma revanche de Anderson Silva e Sonnen para o Engenhão, dia 23 de junho
>> Fora de casa, Rio vira cidade "preferida" do UFC e bate recorde com terceiro evento

O único ponto que deve ser levada em consideração em relação ao público máximo do estádio é que alguns espaços nas arquibancadas devem ser utilizados para a colocação de telões gigantes em HD, como aconteceu no Roger Centre. Eles são utilizados para diminuir o problema da distância para o octógono.

O maior UFC da história foi o 129, na cidade canadense de montreal, em abril de 2011

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA