Blog Na Grade do MMA

Wanderlei fará revanche contra ex-campeão Rich Franklin no UFC 147 em Belo Horizonte

Jorge Corrêa

Quatro dias depois de Vitor Belfort ser cortado da luta por conta de uma lesão na mão, o UFC confirmou nesta quarta-feira que o novo rival de Wanderlei Silva no combate principal do UFC 147, marcado para o dia 23 de junho em Belo Horizonte, será o norte-americano Rich Franklin.

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Essa será a segunda vez que os dois vão se enfrentar no Ultimate. Na primeira luta, em junho de 2009 na Alemanha, o ex-campeão dos pesos médios acabou vencendo o brasileiro por pontos, em decisão unânime dos juízes, em luta que foi considerada uma das melhores daquele ano.

O norte-americano – que não entra no octógono desde fevereiro de 2011, quando perdeu para Forrest Griffin – estava com luta marcada para o UFC 148, em 7 de julho, contra o vietnamita Cung Le, exatamente o último rival de Wanderlei no UFC. Silva venceu o ex-campeão do Strikeforce na edição 139, no final do ano passado.

A luta entre os dois não será dentro da categoria dos médios (185 libras, 84 kg). Por conta do pouco tempo entre sua definição e sua realização, ela será em um peso combinado de até 190 libras (86,4 kg).

Aos 37 anos, Rich Franklin é um dos queridinhos dos fãs de MMA dos Estados Unidos por conta de seu passado vitorioso. Antes da era Anderson Silva, ele que mandava na categoria dos médios. O lutador conquistou o cinturão do peso em junho de 2005, ao vencer Evan Tanner, e depois conseguiu defende-lo por duas vezes, contra Nate Quarry e David Loiseau.

Mas então veio o fantasma chamado Anderson Silva, que assombrou sua carreira. O brasileiro ficou com o título dos médios ao vencer Franklin em outubro de 2006 com uma histórica sequência de joelhadas. Em outubro de 2007, teve novamente a chance de enfrentar o brasileiro para tentar retomar o cinturão, mas perdeu mais uma vez por conta dos golpes de Anderson com os joelhos.

Além de contar com esse confronto entre veteranos na luta principal, o UFC 147 na capital mineira também terá as finais dos pesos penas e médios do reality show The Ultimate Fighter Brasil. Outras lutas confirmadas para o card são Fabrício Werdum x Mike Russow, Miltinho Vieira x Felipe Sertanejo e Iuri Marajó x Hacran Dias.

Nota do blogueiro: Essa primeira luta entre Wanderlei Silva e Rich Franklin é “madrinha'' do blog. A bela imagem estilizada lá no topo é de um golpe do brasileiro no norte-americano nesse combate na Alemanha. 

Wanderlei Silva

Wanderlei Silva

[tagalbum id="20317"]