Topo

Na Grade do MMA

Quatro meses de treino e foco no jiu-jítsu - Veja como foi a preparação de Anderson para UFC 148

Jorge Corrêa

03/07/2012 06h01

Apontado como melhor lutador de MMA da atualidade, Anderson Silva fez uma preparação muito forte para enfrentar pela segunda vez Chael Sonnen. Muita gente me pergunta como foi a trajetória da preparação do campeão dos médios, quais os passos em seu treinamento. Pois então hoje vou contar isso.

>> Veja a cobertura completa do UFC 148
>> Siga o blog:
@NaGradedoMMA
>> Leia mais sobre Lutas no UOL Esporte

Conversei com Josuel Distak, que comanda a academia X-Gym, no Rio de Janeiro, onde Anderson Silva fez toda sua preparação, e ele explicou como que foi feito o trabalho para a luta principal do UFC 148, no dia 7 de julho, em Las Vegas.

Antes de dar a palavra ao treinador, um pequeno resumo: foram quatro meses de treino, focado muito mais no jiu-jítsu, por eles acreditarem que a luta vai para o chão. Confira agora mais detalhes desse trabalho.

>> Ameaças, xingamento e "marra": conheça o lado vilão de Anderson Silva
>> Sonnen defende uso de testosterona e critica Tyson: 'não serei um campeão falso'

Quanto durou o treinamento do Anderson para essa luta? Anderson treinou quatro meses para a luta e fez um trabalho de refinamento de chão com o Ramon Lemos, pois é uma luta que acreditamos que vai para o chão de qualquer jeito.

Mas então ele treinou mais jiu-jítsu que o resto? O Anderson está afiando esse quesito de ficar por baixo e tentar finalizar de novo. Se isso acontecer, ele vai estar confortável para isso. E de pé, tudo mundo sabe que o Anderson é um fenômeno. Ele é um talento nato e todo mundo sabe disso. Por cima, o Sonnen não tem nem 1% de chance.

Explique então como é o calendário de treinos do Anderson. No primeiro mês nós trabalhamos resistência física do lutador, no segundo mês é mais força, no terceiro mês vamos colocando velocidade e no quarto mês é ir lapidando e afiando as técnicas, passamos a trabalhar a estratégia da luta.

E os treinos de lutas, são apenas no final? Não. Sparring ele faz desde o início do treinamento, mas vai intensificando para o final, com um sparring direcionado, com a tática e a técnica da luta, estudando cada vez mais o adversário.

Você que ele acha que ele precisaria ter treinado mais a trocação? Ele focou mais o trabalho de chão, porque na luta em pé ele é um expert, todo mundo sabe o que ele é capaz no muay thai, não precisa provar nada, desde que ele conquistou o cinturão. Então ele treina mais jiu-jítsu para ficar com ele na cabeça.

E ele tem muito problema para tirar peso? Nós trabalhamos com o Anderson entre 7kg e 8kg acima durante a preparação e ele precisa só de duas semanas para tirar esse peso para a luta. Mas é sempre tirando o excesso do peso, não a qualidade.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA