Topo

Na Grade do MMA

UFC volta a ganhar ares de novidade no Brasil com ida atrasada para São Paulo em janeiro

Jorge Corrêa

22/11/2012 15h17

Depois de adiar o anúncio e fazê-lo apenas por meio do pôster oficial, o UFC finalmente confirmou sua volta para a cidade de São Paulo para o evento do dia 19 de janeiro. Na verdade, é a primeira vez que o Ultimate vem para a capital paulista sob a alçada da Zuffa e de Dana White, a outra foi em 1998, na antiga administração do evento.

>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Esse evento não é um simples retorno à maior cidade do Brasil, mas também o início de um novo passo para por aqui. Em quase dois anos, o evento se consolidou com três shows no Rio de Janeiro e um em Belo Horizonte. Agora, eles precisam dar um ar de novidade, mais uma vez. Para isso, vão começar a ir para novas cidades e São Paulo é a primeira delas.

Nesse horizonte, dificilmente o Rio de Janeiro receber um show em 2013, ou no máximo um dentro da previsão de o país ter entre sete e 12 eventos. Ao passo que, depois de São Paulo, Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Jaraguá do Sul (SC), Brasília (DF) e Fortaleza (CE) já podem começar a se preparar para ter um UFC para chamar de seu na próxima temporada.

A fórmula é muito simples: não desgastar o show. Já foi bem mais difícil vender ingressos e lotar a HSBC Arena nas segundas e terceiras edições do UFC Rio, sendo que na primeira, as entradas evaporaram em poucos minutos. Atenção, torcedor: o mesmo acontecerá para essa edição em São Paulo e com todas as outras que forem para novas cidades. Acredite nisso.

Agora vamos ao lado não tão bom desse evento em São Paulo em janeiro. Ele está chegando à cidade com um baita atraso. Desde o começo deste ano o Ultimate queria ir à capital paulista, que também recebe as gravações do reality show The Ultimate Figther Brasil. Primeiro foi tentado o estádio do Morumbi e depois o Pacaembu para ficar com a final da primeira edição do programa, mas – além do problema de se fazer uma cobertura no campo para o octógono – a lei do Psiu e o horário do show fez com que ele migrasse para Belo Horizonte no final.

São Paulo está pagando por simplesmente não ter um local para receber um grande show do UFC. Apesar de Vitor Belfort ser uma das grandes estrelas do Ultimate, ele vai praticamente brilhar sozinho nesse evento. Não tem como negar: será um show menor que os já feitos por aqui, até porque, o ginásio do Ibirapuera e seus 11 mil lugares não comportariam algo maior.

Os paulistas ainda terão de esperar um bom tempo até terem um grande evento do UFC. De acordo com os próprios dirigentes, apenas quando a nova arena do Palmeiras ficar pronta – em novembro de 2013 – é que o Ultimate vai pensar em outro show em São Paulo.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA