Topo

Na Grade do MMA

Com cartel negativo após título, Lyoto tem luta decisiva para se manter entre os astros do UFC

Jorge Corrêa

23/02/2013 06h00

Post com o parceiro Maurício Dehò

A carreira de Lyoto Machida era irretocável até 2009, quando ficou invicto por oito lutas e conquistou o cinturão do UFC. Com um estilo único, conquistou uma enorme base de fãs fieis no Brasil, que o acompanharam e o defenderam durante sua rivalidade com Maurício Shogun. Mas depois que perdeu o título, ainda não conseguiu uma série de vitórias e está com um cartel negativo desde então. Agora, pode retomar o bom rumo de sua carreira.

>> Todas as notícias sobre o UFC 157
>> Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Com três derrotas e duas vitórias em suas últimas cinco lutas, tem novamente a chance de ter todos os holofotes para ele. Se vencer Dan Henderson na penúltima luta do UFC 157 neste sábado, voltará a disputar o título dos meio-pesados, pela segunda vez desde que deixou de ser campeão.

Não estou aqui falando que Lyoto está em uma fase ruim, mas ele simplesmente não conseguiu ser tão dominante quanto no começo de sua passagem pelo UFC. Claro que ter no meio do caminho um jovem senhor chamado Jon Jones complicou, mas agora, precisa de uma vitória para se manter importante dentro do evento.

Além disso, Machida já começa a desenhar uma possível descida para os pesos médios. Se vencer Hendo, vai para a disputa de cinturão. Campeão novamente, segue nos meio-pesados. Se perder o título, desce de peso. Mais que isso, não vejo outro caminho para o lutador que não seja os médios de forma imediata se perder para Henderson.

Lyoto também tem mais uma chance de conquistar de vez o público norte-americano. O campeão Jon Jones já disse que, se pudesse, não o enfrentaria de novo porque foi sua luta em que menos ganhou dinheiro com a venda de pay-per-view. Se aqui no Brasil ele é um grande ídolo, por lá ainda encontra resistência.

O americanos não apreciam tanto seu estilo de efetividade, entrar e sair, golpear e sair, ir para cima apenas quando tem certeza. Mas isso dificilmente vai mudar e será assim que ele vai enfrentar Dan Henderson. Se não tem a forma mais empolgante de lutar, Machida pode conquistar o público com seus golpes certeiros.

 

Servição: O UFC 157 acontece neste sábado, a partir das 20h35 (de Brasília) e terá acompanhamento lance a lance pelo Placar UOL Esporte. Na televisão, o card preliminar será transmitido pelo Sportv das 20h35 às 00h. Já o card principal estará apenas no canal em pay-per-view Combate a partir da meia-noite de sábado para domingo.

>> Em noite histórica, UFC põe à prova polêmica aposta nas mulheres

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA