Topo

Na Grade do MMA

Globo coloca série depois do Fantástico e joga TUF Brasil 2 para madrugada

Jorge Corrêa

10/04/2013 07h07

Prova no programa do último domingo

Post com o parceiro Maurício Stycer

Se no ano passado The Ultimate Fighter foi um trunfo para a TV Globo nos finais de noite por conta da boa audiência que apresentou desde os primeiros episódios – e que foi crescendo no decorrer da temporada – o reality show agora virou uma preocupação para o canal, que já até mesmo mexeu na grade.

Depois de perder por dois domingos consecutivos para o clássico Programa Sílvio Santos, do SBT, dando médias de 9 e 8 pontos de audiência no Ibope na Grande São Paulo, a segunda edição do TUF Brasil 2 agora começará no início da madrugada, mesmo após seu melhor episódio em dois anos.

A Globo anunciou que, a partir deste domingo, 14 de abril, passará a exibir a série norte-americana Revenge logo após o Fantástico, sucesso nos EUA e na TV fechada no Brasil. Como a revista dominical da emissora dificilmente acaba antes de 23h10 ou 23h15, e a série com os intervalos não dura menos de uma hora, o reality do UFC passará a ser exibido já nas primeiras horas da segunda-feira.

Como já tínhamos publicado no UOL Esporte, os dois primeiros episódios do TUF Brasil 2 – ainda após o Big Brother Brasil e com as lutas preliminares – tinham ficado com médias de 10 e 11 pontos, um total de 30% a menos de audiência em relação à primeira temporada.

Vale ressaltar que a pontuação do Ibope mudou em relação a 2012. No ano passado, cada ponto era equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Em 2013, a pontuação equivale a 61.952 casas.

Atualização do post: A TV Globo, por meio de sua assessoria de imprensa, acabou de mandar para o blog uma resposta oficial sobre a mudança na grade. Segundo eles, o TUF Brasil está apenas voltando para seu horário de origem. "A estreia da série Revenge já estava definida e obedece a uma estratégia de programação. O TUF já era exibido depois do BBB, apenas voltará a seu horário de exibição original."

Pitaco do blogueiro: A segunda edição do TUF Brasil 2 ainda não decolou na audiência, mas o programa apresentou uma melhora de qualidade da edição e da própria seleção dos participantes. Ele está mais divertido, apesar de às vezes tropeçar na velocidade e na bagunça dos próprios participantes.

A tendência era de uma melhora gradual na audiência, mas quem acompanha a Globo sabe que o canal não tem muita paciência com shows que não apresentem os números esperados de Ibope logo. Dificilmente ele volta para depois do Fantástico. A esperança é uma reação para que isso aconteça em 2014.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA