Topo

Na Grade do MMA

Belfort foge do padrão e pode ganhar revanche contra Anderson "sem pedir"

Jorge Corrêa

14/05/2013 06h01


Campeão dos médios do UFC desde outubro de 2006, Anderson Silva não deve mais conseguir contar quantas vezes foi desafiado, quantas vezes pediram para enfrentá-lo valendo seu cinturão. Quanto mais o tempo passava, mais eram os lutadores que pediam – muitas vezes imploravam – para ter essa luta com o brasileiro. Menos Vitor Belfort.

O veterano volta ao octógono neste sábado para enfrentar Luke Rockhold na luta principal do UFC de Jaraguá do Sul e uma vitória sobre o norte-americano deve colocá-lo novamente na disputa pelo título dos médios, com grandes chances de que seja novamente contra Anderson Silva – o campeão defende o cinturão em julho contra Chris Weidman. Belfort pode ter essa revanche sem nunca tê-la pedido.

Esse é um dos discursos que Vitor mais gosta de propagar e que usa para abalizar essa atual fase de sua carreira. Belfort diz que não pede as coisas, não pede as lutas, não pede para disputar cinturões. Ele chega a tudo isso por merecer. Ele não quer ganhar nada, ele quer merecer.

"Não tem essa de pedir para enfrentar alguém, de pedir para disputar um cinturão. É isso que ensino para meus filhos, que eles precisam merecer as coisas, não pode ganhar apenas porque pediu. Estou lutando em alto nível e posso merecer um cinturão", disse o brasileiro, que não gosta nem mesmo de citar o nome de Anderson Silva.

"Nunca falei de revanche contra qualquer pessoa. Estou focado apenas na minha luta no dia 18. Quero apenas o cinturão. Se não for dos médios, pode ser dos meio-pesados, que já até tive e disputei no ano passado [contra o Jon Jones]", completou Vitor Belfort.


Apenas para se ter uma ideia de o quanto ele foge desse desse padrão de "desafiante que pediu para enfrentar o Spider", vamos a uma lista: Chris Weidman implorou para ter Anderson pela frente, assim como Chael Sonnen. A lista de quem também fez isso, mas nunca teve a chance porque perdeu antes é ainda maior: Michael Bisping, Alan Belcher, Tim Boetsch, Hecto Lombard…

Copia e cola do post de ontem: Desde que levou aquele chute frontal histórico de Anderson Silva em fevereiro de 2011, ele não perdeu entre os pesos médios (tem apenas a derrota para Jon Jones na disputa de cinturão dos meio-pesados). Mais que isso, são três vitórias convincentes contra Yoshihiro Akiyama, Anthony Johnson e Michael Bisping. Caminho perfeito para uma revanche.

Pequeno adendo: outro que já perdeu para Anderson Silva, nunca pediu pela revanche, mas vem de resultados bem interessantes é o japonês Yushin Okami. Vem de três vitórias consecutivas bem interessantes e tem a melhor série entre os pesos médios mais bem ranqueados, após Belfort e Rockhold.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA