Topo

Na Grade do MMA

De Ronaldo e Seagal a faz-tudo, conheça a equipe de Anderson Silva

Jorge Corrêa

03/07/2013 12h01

O faz-tudo Hebert, o ator Lázaro Ramos, Anderson e o empresário Joinha

Apontado como melhor lutador do UFC na atualidade dentre todas as categorias, Anderson Silva chega neste sábado para sua 11ª defesa de cinturão dos médios contra Chris Weidman, em Las Vegas. Para chegar até aqui, ele conta com uma enorme equipe, digna dos grandes nomes de todos os esportes. Então vou aproveitar esse post para contar um pouco quem são essas pessoas.

Claro que seu estafe é muito maior, mas vou apresentar os homens de frente da preparação e da vida do Spider antes do UFC 162, de técnicos a empresários, passando por médico e faz-tudo.

Ramon Lemos – Faixa-preta de jiu-jítsu de Dedé Pederneiras, é o principal técnico de Anderson no momento, quem organiza os treinamentos, quem planeja o camp e a estratégia de luta do campeão. Quando precisa, põe o quimono para afiar ele mesmo o jogo de chão do Spider.

Steven Seagal – Entrou na vida do Spider antes da primeira luta contra Sonnen, mas ficou famoso no combate com Vitor Belfort, quando ganhou o status de mentor do histórico chute frontal de Anderson. Desde então, reaparece próximos das lutas como um conselheiro, mesmo que à distância, do campeão.

Rogério Camões e Josuel Distak – Donos da academia X Gym, uma das principais casas de Anderson, são responsáveis pelo trabalho de base de Anderson. Rogério (foto) comanda a preparação física e Josuel o boxe e o wrestling. O campeão sempre começa com eles sua preparação.

Rodrigo Minotauro – Responsável pela ida de Anderson ao UFC, continua como mentor do campeão. Não aparece tanto à frente na preparação do Spider, mas sempre ajuda nos bastidores, atuando até como empresário quando precisa. Sua academia é o palco de boa parte dos sparrings de Anderson.

Ângela Côrtes – Fisioterapeuta da Team Nogueira e dos principais lutadores brasileiros do UFC, ela cuida das "patas do Aranha", como gosta de brincar. É sempre quem melhor sabe as condições físicas do campeão. Tem até estudo sobre a possibilidade de ele mudar de categoria.


Ed Soares e Jorge Joinha – Principais empresários de Anderson, falam diretamente com o UFC, são os caras que fecham os contratos e as lutas do campeão. São os criadores do time Blackhouse, o qual o Spider defende. Com muito tempo dentro no esporte e no Ultimate, os dois têm trânsito fácil dentro do evento. São ouvidos e respeitados pela alta cúpula do UFC.

Derek Kronig Lee – Também é empresário e responde por Anderson e pela Blackhouse, mas faz funções mais operacionais do dia a dia do campeão, principalmente com a agenda de compromissos não relacionados a treinos. Está sempre ao seu lado em entrevistas, ajuda nas traduções.

9ine e Ronaldo – São os responsáveis pela explosão da imagem do campeão depois do nocaute sobre Vitor Belfort. Cuidam do marketing e da exposição do campeão, colocam-no de maneira enfática na mídia e fecham seus principais contratos de patrocínio. Se Anderson é esse ídolo do esporte nacional junto do grande público hoje em dia, em grande parte é por conta deles.

Hebert Mota – É o assessor mais próximo do campeão, quem está sempre ao seu lado, quem cuida do seu dia a dia, vai de secretário pessoal a manager internacional. É o famoso faz-tudo de Anderson. Difícil uma foto pública do campeão, sem ser treinando, em que ele não esteja ao lado.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA