Topo

Na Grade do MMA

Corinthians tira nome de Spider de equipe, vê MMA maduro e aposta em Cigano

UOL Esporte

26/07/2013 06h36

Por Gustavo Franceschini

Um mês depois do anúncio do fim da parceria com Anderson Silva, o Corinthians resolveu o futuro do seu MMA. A partir de agora, o projeto seguirá praticamente inalterado, mas sem levar o nome de um lutador específico, como acontecia nos tempos do Spider. Para o clube, é uma mostra de como o esporte está maduro internamente.

"Quando começou o contato com o Anderson, o marketing do clube pediu que a equipe de MMA tivesse o nome dele. Para um esporte novo, era importante ter o Anderson para passar credibilidade ao nosso time", explicou João Guilherme, diretor de MMA do clube.

Até encerrar o contrato com o ex-campeão dos médios do UFC, o Corinthians tinha a Academia Anderson Silva de MMA e o time Anderson Silva Corinthians MMA. Sem ele, o clube poderia substitui-lo por Júnior Cigano, ex-dono do cinturão dos pesados e ainda atleta alvinegro. O Corinthians prefere, no entanto, seguir sua vida na modalidade sem um "parceiro de peso".


"O MMA passou a ser uma modalidade esportiva no clube, e não só uma atividade. O clube em si já nos enxerga como um formador de atletas. A não utilização de um nome como o do Cigano é porque já estamos inseridos no mercado", disse João Guilherme.

Anderson Silva foi muito mais que um atleta para o MMA do Corinthians. Quando a parceria foi formada, o clube sequer tinha uma academia montada para receber o treinos do astro, que escolheu todos os profissionais que cuidariam do trabalho. Segundo João Guilherme, toda essa estrutura montada segue inalterada.

Até Ramon Lemos, técnico de Anderson Silva, continuará como coordenador-técnico do projeto alvinegro, embora se ausente nas preparações de lutas de Cigano e do próprio Spider.

A grande diferença para os tempos de Anderson Silva deve ser a ativação do patrocínio do Corinthians, que também busca alguma visibilidade em troca dos investimentos feitos. Maior estrela do MMA no Brasil, o Spider tinha muitos compromissos publicitários, uma agenda lotada e não conseguia atender a todos os pedidos alvinegros.

Além de ter a rotina mais maleável, Cigano ainda tem um contrato diferente com o Corinthians. Quando fechou com o peso-pesado, o clube já tinha a sua academia pronta no Parque São Jorge e, por isso, conseguiu colocar no compromisso algumas obrigações que o Spider não tinha.

Também por isso, pôde fazer ações como aquela que ganhou repercussão na internet há duas semanas, quando Cigano fez um vídeo promocional com o lateral Alessandro. "Com ele nós podemos pedir uma participação maior, é um pouquinho mais fácil. O Anderson tem um tratamento mais diferenciado, então as coisas são um pouquinho mais burocráticas", disse João Guilherme, que disse fazer um balanço positivo da parceria com o Spider.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA