Topo

Na Grade do MMA

Mudança de peso, superluta ou revanches: os possíveis destinos de José Aldo

UOL Esporte

05/08/2013 06h00

Confirmado o nocaute de José Aldo sobre o Zumbi Coreano no quarto round da luta principal do UFC Rio 4, os caminhos do campeão dos penas já começam a ser traçados, depois que ele se recuperar de uma grave lesão que sofreu no pé durante esse combate. Dentre as possibilidades, o brasileiro pode até mesmo subir para os leves e finalmente acabar com seu sofrimento para cortar peso.

Veja as principais chances:

Ben Henderson – A disputa do cinturão dos leves seria o cenário ideal para o amazonense. Apesar de não fazer grandes manifestos publicamente, José Aldo tem grande interesse em conquistar o título da categoria de cima. Resta esperar pelo combate de Henderson contra Anthony Pettis no dia 31 de agosto para saber se a superluta de campeões pode realmente acontecer.

Anthony Pettis – Se não conseguir faturar o cinturão dos leves, Pettis provavelmente descerá de categoria como havia prometido no começo do ano. Vale lembrar que o americano seria o adversário de José Aldo no UFC Rio 4 e só não compareceu por conta de uma lesão. O aguardado confronto entre os dois também poderia acontecer com a disputa do cinturão dos leves dependendo do resultado da luta do americano contra Henderson. Poderia até ser, quem sabe, uma oportunidade até de uma superluta valendo os cinturões.


Ricardo Lamas – É a opção mais provável dentro dos pesos penas. Em sua última aparição, em janeiro, Lamas dominou o canadense Erik Koch com autoridade e conquistou o nocaute no segundo assalto. Com o triunfo, ele subiu para a segunda posição do ranking do UFC, atrás somente de Chad Mendes, que já foi derrotado por José Aldo no ano passado.

Chad Mendes e Cub Swanson – O primeiro seria o cenário com menor probabilidade de acontecer. Apesar de ser o número 1 do ranking, Mendes teve sua chance no ano passado, quando acabou nocauteado pelo campeão no fim do primeiro round em um dos momentos mais marcantes da história do Ultimate graças à comemoração de Aldo no meio da torcida do Rio. Já Swanson é o quarto do ranking, vem de cinco vitória seguidas, mas perdeu em 8 segundos (!!!) para José Aldo com uma joelhada voadora dupla em 2008, no WEC.

Por Jorge Corrêa, Maurício Dehò, Rodrigo Farah e Vinicius Castro

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA