Topo

Na Grade do MMA

Jon Jones cai e sangra pela 1ª vez e dá contornos históricos para vitória

Jorge Corrêa

23/09/2013 06h01

Direto de Toronto*

Nem mesmo o mais otimista fã de Alexander Gustafsson, ou o mais pessimista torcedor de Jon Jones imaginaria a sexta defesa de cinturão dos meio-pesados do norte-americano seria uma luta tão dura. Mas os dois protagonizaram no UFC 165, em Toronto, uma das melhores lutas da história do evento.

Jon Jones chegou para o combate como amplo favorito, mas todos sabiam que pela primeira vez ele tinha um rival que conseguiria equilibrar as ações no que diz respeito ao tamanho. E Gustafsson soube usar muito esse fator e partiu para cima desde o começo, assombrando a todos com o que aconteceu.

O sueco não saiu vitorioso ao final, mas apresentou ao mundo duas situações em que Jones nunca tinha passado no UFC. Pela primeira vez, o campeão dos meio-pesados sofreu uma queda e pela primeira vez ele sangrou dentro do octógono. "Sempre falei que essa luta seria sobre tamanho e alcance, mas Alexander chegou aqui com um ótimo wrestling e um boxe de primeira", disse Dana White.

Mas esses são apena dois pontos de deram contornos históricos para essa luta. É difícil falar que foi melhor que a final do TUF 1 entre Forrest Griffin e Stephan Bonnar, mas aposto que o tempo colocará esse combate nessa posição. Para Dana White, por exemplo, já é a maior disputa de cinturão da franquia.

"Não sei falar agora se foi melhor que a final do TUF, teve um momento que nem sabia mais o que estava vendo. Preciso assistir novamente. Mas nunca existiu uma luta de cinco rounds como essa, com essa intensidade, nem nessa categoria, nem em nenhuma outra. Não teve com Randy Couture, com Tito Ortiz ou Chuck Liddell. Vamos falar disso por muito tempo ainda", afirmou.

Para o presidente do UFC, o recorde que Jon Jones bateu ao defender pela sexta vez seguida o cinturão dos meio-pesados, ficou em segundo plano nesse combate. "Esqueçam essa história de ele ter passado o Tito. Ele vai ser lembrado pelo o que fez nessa luta, pelo o que sofreu, pelo o que passou."

"Olha, nem deveria estar falando isso nesse esporte, mas acho que aqueles dois, no quinto round, acharam que morreriam ali dentro, tanto era o desgaste que eles passaram. Jon enfrentou o corredor da morte e sobreviveu. Isso só mostra o quanto ele é duro. Acho que podemos ter visto o nascimento de uma das maiores rivalidades do UFC", finalizou.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA