Topo

Na Grade do MMA

Anderson vira astro do Fim de Ano da Globo

Jorge Corrêa

28/11/2013 08h01


Depois de brigar com o próprio UFC para contar com a transmissão, a TV Globo decidiu dar um tratamento especial para a revanche de Anderson Silva contra Chris Weidman na madrugada do dia 28 para 29 de dezembro. A luta principal do UFC 168 é um dos destaques da programação de fim de ano da emissora.

Mas onde fica a novidade? O que tem de mais? Os programas especiais da Globo no mês de dezembro são olhados sempre com muito carinho pelo canal, ganham uma roupagem diferenciada do resto do ano. Tradicionalmente, a Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro, era o único evento esportivo desse cronograma.

Agora, a luta de Anderson Silva virou o principal show de esporte no mês de dezembro na Globo, ajudado pelo fato de o Campeonato Brasileiro já está definido há muito tempo com o Cruzeiro campeão. A luta está sendo colocada na programação no mesmo patamar do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, que acontece no dia 6, na Bahia.

Para se ter uma ideia, a aquela longa chamada que a emissora faz todo ano com as atrações de dezembro – como filmes, shows, especiais, séries – conta com uma mensagem do ex-campeão dos médios. "Agora, é questão de honra para mim", diz o Spider. Para a Globo, a luta será tão importante quanto o aniversário de 40 anos do especial do cantor Roberto Carlos.

Essa é a primeira vez que uma luta do UFC ganha esse destaque em uma programação especial da Globo, desde que a emissora comprou os direitos de transmissão do evento em novembro de 2011. Junior Cigano, por exemplo, defendeu o cinturão em 29 de dezembro do ano passado contra Cain Velasquez – acabou derrotado – e o canal não deu toda essa atenção ao combate, mesmo com o peso pesado tendo um grande apelo com o público.

A diferença é que Anderson Silva é o personagem-chave dessa relação da Globo com o Ultimate. A emissora transmitiu todas as lutas do brasileiro desde que assinou a parceria e a audiência dos combates do Spider sempre foram bem acima das demais. Por isso o canal brigou tanto para poder transmitir essa luta, apesar de já ter usado sua cota de três eventos fora do Brasil que podem ser exibidos por ano.

Vale lembrar que a revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman será passada em TV aberta por aqui com pelo menos 30 minutos de atraso, como exige o contrato. Com o fuso horário atual entre Brasil e Las Vegas, o combate deve ir ao ar entre 4h e 5h da madrugada de sábado para domingo.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA