Topo

Na Grade do MMA

Belfort e Aldo salvam Brasil em 2013

UOL Esporte

31/12/2013 11h58

A derrota de Anderson Silva com uma fratura na tíbia no último sábado, disputando o cinturão dos médios contra Chris Weidman no UFC 168, foi apenas o último capítulo ao ano que beirou o trágico para o Brasil no evento.

Incluindo o próprio ex-campeão dos médios, pelo menos sete importantes nomes do país no maior evento de MMA do mundo estiveram em situações ruins ou buscam se reafirmar após um grande tropeço na temporada 2013. Apenas Vitor Belfort, José Aldo e Renan Barão tiveram só histórias boas para contar.

Além da grave lesão que sofreu contra o norte-americano, Anderson já tinha perdido em 2013 o cinturão da categoria, que foi seu por quase sete anos.

Quem também pode esquecer o ano é Junior Cigano. Depois de ter levado uma surra de Cain Velasquez no final de 2012, quando perdeu o título dos pesos pesados, até se recuperou um pouco ao nocautear Mark Hunt em maio, mas em outubro apanhou feio mais uma vez, do campeão da categoria.

Ainda entre os pesos pesados, Antonio Pezão foi outro que levou uma coça de Velasquez e terminou a temporada sendo flagrado no antidoping por elevado nível de testosterona em seu épico empate contra Mark Hunt. Já seu mestre Rodrigo Minotauro foi derrotado por Fabrício Werdum e ainda teve o braço fraturado, sem previsão de volta ao octógono.

Lyoto Machida e Maurício Shogun parecem que, vejam só, correram em histórias paralelas – o segundo com um tropeço maior. Faltando uma luta para voltar a disputar o cinturão dos meio-pesados, Lyoto acabou derrotado por Phil Davis em decisão por pontos polêmica no UFC Rio 4. Ele achou um novo caminho entre os pesos médios com um belo nocaute sobre Mark Muñoz.

Em 2013, Shogun teve uma das derrotas mais vexatórias de sua carreira quando foi finalizado com uma guilhotina pelo falastrão americano Chael Sonnen. Com sério risco de ser demitido, conseguiu dar um suspiro dentro do UFC com uma boa atuação e um grande nocaute sobre James Te-Huna.

Mas agora vamos ao lado bom da história. Vitor Belfort foi o grande nome do Brasil na temporada. Fechou 2013 com três vitórias com nocautes avassaladores sobre Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson, todos com chutes, e será o próximo desafiante pelo cinturão dos médios contra Chris Weidman.

José Aldo também termina o ano bem, com duas boas defesas de cinturão, contra Frankie Edgar e o Zumbi Coreano. Seu amigo e parceiro de time na Nova União Renan Barão fez o mesmo. Finalizou Michael McDonald e nocauteou Eddie Wineland para manter o título interino peso galo.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA