Topo

Na Grade do MMA

UFC segura astro, mas perde superluta

Jorge Corrêa

24/02/2014 10h23


Uma notícia bagunçou a madrugada do UFC, principalmente por ser algo que ninguém esperava. Dana White e seus pares conseguiram segurar Gilbert Melendez, que tinha anunciado um acordo com o Bellator, principal rival do UFC. E os termos desse novo negócio são bem interessantes.

Além de ter equiparado a oferta financeira do adversário, condição básica para que o lutador voltasse a conversar com sua atual casa, o UFC lhe deu duas grandes vitrines. Gilbert será um dos treinadores da 20ª edição norte-americana do reality show The Ultimate Fighter, que terá apenas mulheres da nova categoria peso palha.

Ele terá ao seu lado, como técnico da outra equipe, o campeão dos leves Anthony Pettis. Além do programa, os dois se reencontrarão na disputa do cinturão da categoria em algum momento no segundo semestre. Será a segunda chance de Melendez ser campeão dos leves depois de ele ter perdido uma polêmica luta contra Benson Henderson.

Mas se por um lado o UFC se resolveu com os pesos leves, evitou que um importante nome fosse para o Bellator e ainda conseguiu tempo para o campeão se recuperar de uma cirurgia no joelho, por outro ele mais uma vez adiou – ou até mesmo enterrou – o sonho de uma superluta entre Anthony Pettis e José Aldo.

Era esperado que esse encontro acontecesse em breve, pois os dois já tinham acordado verbalmente para se enfrentarem, mas havia dois empecilhos. O primeiro era a lesão de Pettis. O outro era em que categoria essa superluta aconteceria. Dana White projetava que fosse nos leves, mas José Aldo também não queria abrir mão do cinturão dos penas.

Agora, já tendo vencido todos os lutadores top de sua categoria, o manauara radicado no Rio de Janeiro deve ter alguma revanche em seu caminho. Quem está à frente na fila é Chad Mendes. Depois de perder para Aldo no UFC Rio 3 em 2012, ele vem de cinco vitórias consecutivas. Cub Swanson, que perdeu para Zé em 14 segundos no WEC, corre por fora, apesar de estar com uma série invicta de cinco combates.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA