Topo

Na Grade do MMA

Afinal, quando Anderson vai voltar?

Jorge Corrêa

09/05/2014 06h01

Depois de uma breve pausa, Anderson Silva voltou ao noticiário nesta semana e, como não poderia ser diferente, o principal assunto foi um possível retorno ao UFC. Esse destaque veio pelo fato de ele ter recebido alta médica para treinar cinco meses depois da fratura que sofreu contra Chris Weidman.

Então todo mundo resolveu dar seu pitaco sobre essa volta do ex-campeão. Falou Dana White, falaram empresários, falou ele próprio. Decidi reunir todas essas informações, conversei com pessoas do estafe do lutador, conjecturei alguns pontos e vou apresentar um cenário amplo para responder a pergunta do título.

Os fatos:

1) Os médico de Anderson Silva em Los Angeles o liberaram para treinar MMA normalmente e 100% – recuperação em tempo impressionante. Se quisesse, poderia iniciar um ciclo de treino agora.
2) Empolgado com essa alta, Dana White já começa a projetar a volta do Spider e coloca até uma data: último grande evento deste ano ou o primeiro de 2015. É o sonho do chefão.
3) A visão dos dois empresários de Anderson: Ed Soares também gosta da ideia do presidente do Ultimate. Jorge Joinha é um pouco mais conservador e diz que "do primeiro semestre de 2015 não passa".
4) Anderson então diz que não pretende cumprir a previsão de Dana White. Quer voltar apenas em 2015, mas sem nenhuma posição concreta de data, algo que já vinha dizendo nos últimos meses.

Os bastidores:

1) Por mais que esteja liberado, Anderson não quer e não vai começar um ciclo completo de treinos neste momento. Ele até já está treinando e forte para os padrões de um lutador que não tem combate marcado. Mas não será para lutar em 2014.
2) Ele vai usar esse ano inteirinho para ficar com sua família e cuidar de outros projetos, como seu trabalho como ator ou uma nova academia no Brasil. São as férias que ele sempre quis e que vieram forçadas por sua grave contusão.
3) Um ponto é fato: já não há mais risco de parar de lutar. Anderson ainda tem a necessidade da adrenalina do octógono e da competição. Sua sonhada luta de boxe com Roy Jones Jr seria uma maneira de voltar aos poucos, mas a ideia está engavetada.
4) Ele não quer as datas propostas por Dana White porque pretende nunca mais perder as festas de final de ano treinando e longe de sua família, seja no Natal, seja no ano novo.

E quando ele volta então?

1) A situação mais provável é que Anderson Silva comece um ciclo de treino apenas em janeiro ou fevereiro de 2015. Ou seja, ele poderia lutar dois ou três meses depois disso. Rival? Isso é outro capítulo e muito distante.
2) Só tem uma chance de ele voltar antes: Dana White abrir o bolso. Como sabemos, não seria a primeira vez que Anderson mudaria de ideia sobre algo que ele bateu o pé – vide a segunda luta com Chael Sonnen. Claro que é possível o presidente fazer uma proposta financeiramente irrecusável ao brasileiro. É algo muito difícil, mas…

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA