Topo

Na Grade do MMA

A surra que Erick Silva levou

Jorge Corrêa

11/05/2014 02h08

Erick Silva e Matt Brown mostraram porque estavam fazendo a luta principal do UFC do último sábado em Cincinatti. Em uma das lutas mais impressionantes deste anos, o brasileiro esteve muito perto de vencer nos primeiros minutos, mas o norte-americano reagiu e aplicou uma sonora surra, fechando com um nocaute técnico no terceiro round, além de um grande susto que pode ser visto nas fotos acima.

Como era de se esperar, como ele sempre faz, Erick começou a luta partindo para cima, para conseguir a vitórias nos segundos iniciais. E pareceu que daria certo. Silva acertou dois chutes na região do fígado/costela, que levou Brown ao chão. Ele então partiu para tentar finalizar com um mata-leão.

De uma maneira impressionante, Matt defendeu o golpe, conseguiu ficar em pé e começou a dar um show. O brasileiro nitidamente perdeu todo seu gás na tentativa da finalização e virou vítima fácil. O norte-americano bateu até cansar e de todas as maneiras: diretos, cruzados, uppers, quedas, ground-and-pound.

No fim do combate, Brown ainda conseguiu abrir um enorme corte na testa de Silva com uma cotovelada. Foi o suficiente para o brasileiro virar de lado no chão e juiz Herb Dean decretar o fim do combate e o nocaute técnico com 2min11 do terceiro round.

O brasileiro ainda teve de deixar o octógono de maca e imobilizado com um colar cervical, indo direto para um hospital local.

"Estão levando ele [Erick Silva] por causa de uma possível concussão e uma mandíbula fraturada. Os golpes que ele recebeu esta noite foram inacreditáveis", disse o presidente do UFC, Dana White, em coletiva após a luta.

Matt Brown, por sua vez, elogiou o desempenho e a resistência do seu rival: "Foi um desempenho incrível da sua parte também. Pelo menos em termos de ser capaz de me colocar para baixo, e, em seguida, ser capaz de suportar mais golpes do que alguém jamais tenha resistido por parte de mim antes".

Agora, Erick tem um cartel de 4 vitórias e 4 derrotas no UFC. Não se assustem se ele for demitido depois desse combate, o último de seu atual contrato. Já Brown segue voando. Chegou a sua sétima vitória consecutiva e está muito perto de disputar o cinturão dos meio-médios.

Johnny Eduardo volta com nocautaço

Depois de dois anos longe do octógono por conta de uma série de lesões – três lutas foram marcadas e canceladas – o carioca Johnny Eduardo tinha uma pedreira pela frente. Mas ele não se importou nem para o longo tempo de inatividade e nem para Eddie Wineland, que vinha de uma disputa de cinturão contra Renan Barão.

O veterano de 35 anos começou melhor o combate, principalmente nos chutes baixos, e se impôs a todo o momento. No final do primeiro round, ele acertou um cruzado, que bambeou o norte-americano. Ele precisou de mais um golpe idêntico para colocá-lo nocauteado e desacordado no chão.

Derrotas de Yan Cabral e Rafael Sapo

O Brasil contou com mais dois representantes no card preliminar, mas saiu com outras duas derrotas. Yan Cabral, ex-TUF Brasil 2, até começou bem e quase finalizou no primeiro round, mas cansou e acabou derrotado por pontos para Zak Cummings. Já Rafael Sapo fez luta morna contra o ruivão Ed Herman e acabou derrotado da mesma maneira.

Todos os resultados

Card principal
Matt Brown nocauteou Erick Silva a 2min11 do 3º round
Costa Philippou nocauteou Lorenz Larkin a 3min27 do 1º round
Daron Cruickshank nocauteou Erik Koch a 3min21 do 1º round
Neil Magny venceu Tim Means por pontos, em decisão unânime
Soa Palelei nocauteou Ruan Potts a 2min20 do 1º round
Chris Cariaso venceu Louis Smolka por pontos, em decisão unânime
Card preliminar
Ed Herman venceu Rafael Sapo por pontos, em decisão unânime
Kyoji Horiguchi venceu Darrell Montague por pontos, em decisão unânime
Zak Cummings venceu Yan Cabral por pontos, em decisão unânime
Johnny Eduardo nocauteou Eddie Wineland a 4min37 do 1º round
Nik Lentz venceu Manny Gamburyan por pontos, em decisão unânime
Justin Salas nocauteou Ben Wall a 2min41 do 1º round
Albert Tumenov nocauteou Anthony Lapsley a 3min56 do 1º round

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA