Topo

Na Grade do MMA

Seis perguntas para Fábio Maldonado

Jorge Corrêa

14/05/2014 07h12


Poucas horas depois de o amigo Maurício Dehò ter conversado com ele e ter dito que era só ligar que ele aceitava, Fábio Maldonado foi anunciado como salvador da luta principal do TUF Brasil 3 Finale. Ele enfrenta, no lugar do machucado Junior Cigano, o norte-americano Stipe Miocic em 31 de maio. Mas não foi fácil aceitar com combate com três semanas de antecedência.

Conhecido por sua resistência quase sobre-humana e seu jogo de boxe, o lutador de Sorocaba, interior de São Paulo, terá de fazer sua estreia como peso pesado no MMA e enfrentar um combate de cinco rounds pela primeira vez em sete anos. Mas ele encarada essas adversidades como encara seus rivais dentro do octógono: de peito aberto e com coragem.

Conversei um pouco com o "Fião", como seus amigos o chamam, para ele falar como e por que aceitou esse combate, além de explicar como está sendo sua curta preparação.

Como foi a conversa e a negociação para você aceitar essa luta com tão pouco tempo? O Joe Silva ligou para o Alex (Davis, empresário do lutador) dizendo que precisava de um favor meu. Foi o Alex que me ligou e perguntou se eu aceitava. Mandei dizer "claro, afinal, eu sou homem". Peguei e depois pensei que ia ser difícil essa preparação. Pouco tempo de treino pesado, menos de três semanas, mas peguei.

Mas você não acha que poderia ser um risco? Preciso admitir que primeiro eu topei de cara, na hora, e só depois pensei que seria complicado. Mas agora estou fazendo os treinos longos, de meia hora, bem forte. Vai dar tudo certo.

Muda muito para você o fato de serem cinco rounds e não três? Pelo contrário. Eu só peguei essa luta porque é de 25 minutos. Se fosse de 15 minutos eu não aceitaria, porque seria mais fácil de ele me amarrar. Com mais tempo, posso controlar melhor o combate.

E como será para você lutar de peso pesado? A única diferença é que não vou cortar peso. Pelo contrário, preciso manter os 103 kg que estou agora. Para isso estou comendo bem. Não tem muito o que fazer. É treinar forte e comer muito bem. Não posso é baixar agora, porque o cara bate mais de 110 kg.

Espera um combate marcado pelo boxe e pela trocação? Tudo pode acontecer, mas sei que ele tem uma mão muito dura. Ele pode me nocautear, assim como posso fazer o mesmo. Estou esperando duas coisas dele: boxe e wrestling.

Você consegue prometer show para o público que vai acompanhar a luta? Eu não vou lá pra dar show. Não luto para isso. O show é consequência. O que se é que minhas lutas atraem o público porque entrego tudo no octógono. Só espero que sejam mais de três rounds. É o tempo que preciso para virar e arrematar, porque sei que ele vem como favorito.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA