Topo

Na Grade do MMA

Lutador-candidato quer ser lutador-deputado

Jorge Corrêa

16/08/2014 06h01

Thiago Tavares comemora sua vitória no UFC Rio 1

Com uma das mais longas carreiras de brasileiros dentro do UFC, onde luta desde 2007 e já tem 14 combates, o catarinense Thiago Tavares faz neste sábado sua estreia peso pena (até 66kg), depois de toda sua carreira como peso leve (70kg), contra Robbie Peralta. Mas essa não é a única mudança que ele busca em sua vida.

Com um extenso currículo com projetos sociais em Santa Catarina, ele também é candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. Mas ele já avisa quem acha que, se eleito, ele se afastará dos octógonos: fará jornada dupla. O lutador-candidato quer se tornar o primeiro lutador-deputado do UFC.

Como foi esse começo de campanha com você em reta final de preparação? A maioria dos candidatos começaram a campanha antes. Tentei segurar o máximo possível, fiz toda minha preparação antes e, na última semana, antes de vir para os Estados Unidos, tive de pôr a campanha na rua, não tinha mais como segurar. Mas o trabalho de preparação foi todo feito antes. Sempre fiz jornada dupla, sempre trabalhei muito. Então foi normal.

Se for eleito, pretende se afasta do MMA ou vai ser lutador e deputado ao mesmo tempo? Vou continuar com os dois. Se eu for eleito, vou ter uma equipe multidisciplinar para isso, continuo como lutador normalmente. Tenho mas 5 ou 6 lutas de contrato e vou cumpri-las. Normalmente treino 4 horas por dia, dá tempo de trabalhar no gabinete sem problemas. Tenho vários projetos sociais em que trabalho todos os dias. Não teria como mudar minha vida.

Como foi pela primeira vez bater os 66kg da nova categoria? Eu fazia os 70kg dos leves tranquilo, com facilidade. Agora é que estou sabendo o que é cortar peso. Mas com meus treinadores, não tive problema. Mas claro que bateu um medo em alguns momentos. Tinha um pouco de ansiedade, saber se ia acordar mais leve. Deu tudo certo no final. Sempre bati o peso em todas as minhas lutas.

Onde você acha que vai ficar melhor para você como pena?  Não vai mudar muito. Meu jiu-jítsu já era e vai continuar sendo meu diferencial. Todo mundo tem o lugar onde se sente mais confortável. Esse é o meu. Tenho certeza que meu rival sabe disso e vai tentar evitar ir para o chão comigo.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA