Topo

Na Grade do MMA

Precaução? Jacaré entra no card de Belfort x Weidman e pode virar curinga

UOL Esporte

15/11/2014 11h00

Entre as muitas lutas anunciadas nesta semana, a entrada de Ronaldo Jacaré no card do UFC 184, em fevereiro, nos Estados Unidos, foi uma das mais importantes. E não só por colocar o peso médio no octógono contra o forte Yoel Romero, mas por ele entrar na mesma programação em que Chris Weidman defende o cinturão contra Vitor Belfort.

Coincidência ou precaução? A questão, neste caso, se deve às chances de algum novo problema acontecer com os lutadores. Isso já aconteceu por conta do banimento do TRT e da adaptação de Belfort à realidade sem tratamento e também já ocorreu por lesão do norte-americano, que machucou a mão e adiou a luta no UFC 181, em dezembro, para 2015.

A esta altura, o UFC 184 já não pode ter sua luta principal cancelada. O card é uma das maiores apostas da organização para o início de uma temporada que tem de ser o oposto do fracasso de 2014 – lesões, cancelamentos e adiamentos arruinaram os planos do Ultimate.

Então, caso algo dê errado, Jacaré está ali à disposição no card, treinando forte para um grande desafio contra Romero, e tendo apenas de adaptar seu gás de três para cinco ronds caso seja promovido. Por sua fase avassaladora, o brasileiro tem nível para fazer bons combates tanto com Vitor quanto com Weidman. É um curinga nas mãos do UFC.

Quanto às chances de cancelamento – melhor bater na madeira -, quem mais sofre com o "mau-olhado" é Vitor Belfort. Sem o TRT, diversos lutadores opinam que ele não será o mesmo e que mesmo em períodos de treinamento pode ficar muito mais sujeito a lesões. Já Weidman sempre traz a sombra do doping para a conversa, duvidando que o carioca passará por todos os exames, principalmente os feitos de surpresa.

Luck Rockhold, que venceu Michael Bisping no último fim de semana, até afirmou que ficaria em forma para substituí-lo em caso de necessidade, mas a presença de Jacaré já deve ter freado seu ímpeto.

Ronaldo Jacaré é o número três do ranking dos médios e o desafiante natural ao cinturão, após o combate entre Weidman e Belfort – isso sem contar o que acontecerá após a volta de Anderson Silva e a chance de uma revanche deste UFC 184. O capixaba radicado em Manaus tem sete vitórias seguidas no MMA, sendo quatro no UFC, contra nomes fortes: finalizou Chris Camozzi, nocauteou Yushin Okami, bateu por pontos Francis Carmont e finalizou Gegard Mousasi.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA