Topo

Na Grade do MMA

Injustiçados? Americanos duelam para tirar falastrão do caminho de Aldo

UOL Esporte

21/11/2014 13h45

Por Maurício Dehò

O UFC deste sábado tem um dos duelos mais fortes que a categoria pena poderia ver: o embalado Cub Swanson encara o ex-campeão dos leves Frankie Edgar, num confronto entre o 2º e o 3º colocados no ranking. Pela lógica, o vencedor deveria ganhar uma chance pelo cinturão de José Aldo, já que o brasileiro acabou de vencer o número 1 da lista, Chad Mendes. Mas o mundo do MMA não funciona assim. O momento, as provocações e a imagem valem mais do que o cartel, e o irlandês falastrão Conor McGregor, por enquanto, vai desbancando a dupla.

BRASIL: Edson luta por top 10 enquanto mulher está grávida de 9 meses

Edgar e Swanson fazem a luta principal do UFC em Austin, no Texas, e sabem que precisam não só vencer, mas dar show para tentar convencer os chefes a preterirem Conor McGregor na file pelo título. O irlandês ainda não garantiu seu posto de desafiante. Ele ainda encara Dennis Siver, em 18 de janeiro. Um bom triunfo e muito trash talk devem bastar para isso.

O caso é tão às claras e McGregor é tão bom na arte de provocar, que lançou esta pérola sobre Swanson: "O UFC olhou nos olhos dele e disse: 'Cub, eu te prometo, bata este cara e você terá o title shot. Eu quero estar lá quando eles lhe disserem: 'Não, desculpe. Lembra aquela promessa? Era tudo mentira".

A luta principal deste sábado traz muito mais chances a Swanson brigar para encarar José Aldo, pelo simples motivo de que faz menos de dois anos que o brasileiro venceu Edgar. Mas, o ex-campeão é um queridinho da organização, faz bons combates, vem de duas boas vitórias e sempre está pronto para receber um chamado para lutar pelo cinturão novamente.

Swanson também já enfrentou Aldo e tomou um nocaute lendário: aquela joelhada voadora em 8 segundos no WEC, em uma eliminatória pelo cinturão da organização, que depois seria comprada pelo Ultimate. Agora, ele vem de seis vitórias seguidas, sendo quatro por nocaute e aquele revés já completou cinco anos.

Todos estes bons resultados no octógono podem não valer nada frente ao "hype" criado em torno de Conor McGregor. Tudo bem que o irlandês tem 12 vitórias seguidas, sendo quatro pelo Ultimate, e aparenta ter potencial suficiente para lutar no topo, mas o nível de seus rivais é inferior ao de sua concorrência. Ele bateu Marcus Brimage, Max Holloway, Diego Brandão e Dustin Poirier, 6º do ranking. Seu próximo rival, Siver, é só o 8º.

"Se eu acho que ele faz um bom trabalho se autopromovendo? Claro que sim, ele está fazendo um grande trabalho. Mas é ridículo as pessoas acharem que ele merece disputar o título. Ele não fez o que muitos de nós fizemos", opinou Swanson, ao site do UFC.

Mas, num momento em que Aldo já bateu todos os seus concorrentes e recomeçou a fila ao bater Chad Mendes na revanche, dá para entender o que se passa na cabeça do UFC ao dar tanta ênfase a McGregor. Seu estilo provocador, quase num estilo Chael Sonnen, é perfeito para vender lutas, ainda mais contra um lutador brasileiro e sua torcida, que já compraram a briga – Aldo já apelidou o irlandês de bobo da corte, e seus torcedores tiveram um tratamento áspero frente ao lutador em sua passagem pelo Rio.

Falar em justiça ou injustiça é ignorar que o UFC é um grande negócio e que é prioritariamente este aspecto que está em jogo quando se monta um evento e se casa uma luta. Seja qual for o resultado deste lutão entre Swanson e Edgar, McGregor atualmente só depende de seus desempenhos e de mais um bom triunfo para bater diretamente à porta de José Aldo.

Veja o card completo da noitada de sábado

Card principal
Pena: Frankie Edgar x Cub Swanson
Leve: Bobby Green x Edson Barboza
Mosca: Brad Pickett x Chico Camus
Pesado: Jared Rosholt x Oleksiy Oliynyk
Mosca: Joseph Benavidez x Dustin Ortiz
Leve: Matt Wiman x Isaac Vallie-Flagg

Card preliminary:
Pesado: Ruslam Magomedov x Josh "Ursinho Carinhoso" Copeland
Médio: Luke Barnatt x Roger Narvaez
Leve: James Vick x Nick Hein
Leve: Yves Edwards x Akbarh Arreola
Palha feminino: Paige Vanzant x Kailin Curran
Pena: Juan Manuel Puig x Doo Ho Choi

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA