Topo

Na Grade do MMA

Brasileiro dá maior salto no ranking e já é realidade na briga pelo título

UOL Esporte

25/11/2014 06h58

Por Maurício Dehò

O novo ranking do UFC teve um brasileiro com a maior evolução entre os lutadores que lutaram este fim de semana, em Austin, Texas (EUA). O triunfo dominante contra Bobby Green, que era top 10 da lista dos leves (até 70 kg), catapultou o fluminense de Nova Friburgo: do 11º lugar para o sexto. Se antes não tinha a menor chance, agora Edson já vira uma realidade na briga pelo cinturão.

Green era o sétimo do ranking antes do duelo entre eles e, portanto, entrou como favorito na luta. Mas, na base de seus famosos chutes, Edson conseguiu controlar as ações, minar o norte-americano e até conseguir knockdown com um chute rodado. A vitória foi sem sustos, com absoluto domínio, e isso foi reconhecido. Green caiu para nono na lista, e o sexto lugar de Edson mostra um empate dele com Josh Thomson.

Ainda há muita concorrência à frente da categoria leve, uma das mais enroladas do UFC. Mas, Edson, que começou a brilhar no Ultimate com o nocaute em chute giratório que ganhou prêmios em 2012, pode virar um desafiante em pouco tempo, dependendo do que acontecer com os rivais à sua frente.

O cinturão peso leve está parado desde agosto de 2013, quando Anthony Pettis o tirou de Ben Henderson. Agora, o norte-americano o defenderá pela primeira vez no próximo dia 6, contra Gilbert Melendez. O futuro da categoria ainda é uma incógnita e depende muito deste resultado.

À frente de Edson, temos, de 1º a 5º: Gilbert Melendez, Khabib Nurmagomedov, Rafael dos Anjos, Donald Cerrone e Benson Henderson. Nurmagomedov está afastado por lesão. Dos Anjos pega Nate Diaz em uma boa luta no dia 13 de dezembro. Cerrone está embalado com cinco vitórias e pega Myles Jury (8º) em 3 de janeiro. E Henderson encara Eddie Alvarez no dia 18 de janeiro.

Tentar traçar um cenário para esta série de lutas marcadas é complicado. Mas, no momento, Cerrone e Rafael dos Anjos estão em boa posição para lançar desafios ao campeão, caso passem por seus oponentes.

A Edson ainda resta um pouco de paciência e contar com a sorte quanto ao destino de seus rivais. Principalmente se conseguir outra luta rapidamente, vencer bem e seus rivais perderem ou se machucarem, uma luta pelo cinturão pode simplesmente cair no colo do "rei dos chutes". E seus últimos resultados provam que ele está ficando pronto para assumir este desafio.

MAIS MUDANÇAS – Entre os outros lutadores que tiveram alterações no ranking, Frankie Edgar foi outro destaque. O ex-campeão dos leves e hoje peso pena venceu Cub Swanson e foi de terceiro para segundo na sua atual categoria. No peso por peso, Anderson Silva ganhou uma posição ao passar Ronda Rousey e agora é o sétimo colocado.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA