Topo

Na Grade do MMA

Rafael dos Anjos é a melhor coisa que aconteceu no MMA brasileiro em 2014

Jorge Corrêa

14/12/2014 16h46


Ainda falta um evento para a temporada 2014 do UFC ser encerrada, mas o card o último sábado mostrou algo que dificilmente será mudado: Rafael dos Anjos é a melhor coisa que aconteceu para o MMA brasileiro nesta temporada.

Falando desse jeito pode parecer que estou falando de menino em início de carreira ou estou maluco e esqueci da grande luta que José Aldo fez contra Chad Mendes e da conquista do cinturão de Fabrício Werdum. Mas eu posso me explicar.

Aos 30 anos, Rafael fez contra Nate Diaz sua 17ª luta no UFC – é um dos atletas mais rodados dentro da franquia na atualidade – mas parece que apenas agora ele chegou à maturidade total. Finalmente ele se tornou um [ótimo] lutador completo.

Ele chegou ao Ultimate como faixa preta de jiu-jitsu com um jogo de chão muito forte, mas uma trocação limitada. Agora, estamos vendo ele brilhar como se tivesse lutado, a vida toda, muay thai. O grande culpado por essa evolução é treinador Rafael Cordeiro, que lapidou e transformou dos Anjos em um monstro – o mesmo que fez com Werdum.

E por que esse foi o ano da virada para ele? Rafael tem uma sequência de sete vitórias em oito lutas, mas abriu 2014 com uma derrota acachapante para o russo Khabib Nurmagomedov. Mas parece que aquela luta fez com que ele virasse de vez a chave para completar essa evolução. Ele já vinha lutando muito bem, mas deu um show após o outro depois daquele revés.

A grande questão é que o lutador nascido na cidade de Niterói provou que é possível evoluir, mesmo depois de um bom tempo lutando como profissional. Ele mostrou que é capaz de se reinventar sem deixar a peteca cair – ou encarar uma série de derrotas e chegar a ser demitido do UFC.

Após perder para Khabib, passou fácil por Jason High, nocauteou ninguém menos que o ex-campeão dos leves Benson Henderson e, no último sábado, aplicou uma surra histórica no duro Nate Diaz. Não é para qualquer lutador um retrospecto como esse. A prova disso é o fato de Dana White já ter dito que ele será o próximo desafiante pelo cinturão da categoria, já que Nurmagomedov ainda se recupera de uma cirurgia no joelho.

Com o russo baleado, Dos Anjos é, nesse momento, o melhor peso leve do UFC. Sim, melhor até mesmo que o campeão. E digo mais: se Rafael lutar como lutou em seus últimos três combates e se Anthony Pettis se apresentar como o fez contra Gilbert Melendez, o brasileiro pode ser o primeiro campeão peso leve do país com facilidade.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA