Topo

Na Grade do MMA

Lyoto brilha, mas segue atrás na fila. Agora, terá de torcer por Belfort

Jorge Corrêa

21/12/2014 12h01

Com José Ricardo Leite

A contundente vitória sobre CB Dollaway na madrugada deste domingo, no UFC Barueri, com um chute nas costelas com apenas 1min02 de lutas, fez Lyoto Machida fechar o ano com saldo positivo de duas vitórias e uma derrota e se fortalecer como um dos principais nomes dos médios. No entanto, deve se movimentar quase nada na fila da categoria e terá que ser paciente por numa nova disputa de cinturão.

O ex-campeão dos meio-pesados é hoje o atual quarto colocado do ranking dos médios, atrás de Anderson Silva, Vitor Belfort e Ronaldo Jacaré. O triunfo sobre Dollaway, apenas o décimo da lista, não deve fazê-lo ultrapassar o trio de brasileiros, mas apenas reforçá-lo como um nome dominante na categoria.

Suas chances de disputar um cinturão serão reduzidas se Weidman vencer Belfort no dia 21 de fevereiro, em Los Angeles, já que a organização não dará uma revanche a Machida tão rapidamente (perdeu para o americano em julho por decisão unânime). Já uma vitória de Belfort poderia render um atalho mais fácil a uma nova disputa. E, vamos combinar, uma luta entre Lyoto e Vitor venderia muito bem no Brasil e encheria qualquer estádio.

Mesmo com essa hipótese de ter caminho facilitado, Machida ainda dependerá das atuações de Anderson Silva e Ronaldo Jacaré no primeiro semestre para saber os rumos que os médios terão em relação aos potenciais desafiantes. Spider volta ao octógono no dia 31 de janeiro, contra Nick Diaz, enquanto Jacaré enfrentará o cubano Yoel Romero no fim de fevereiro.

Tudo dependerá da forma como ambos vencerem seus duelos (caso triunfem) e o apelo de público que terão para uma disputa com Weidman ou Belfort. No caso de vitória de tanto de Anderson como de Jacaré, a tendência é que Machida ainda faça pelo menos mais duas lutas no próximo anos até que possa pensar em nova oportunidade de um title shot.

Um potencial combate para Machida em 2015 é enfrentar Luke Rockhold, atual quinto colocado na categoria e que vem de boa sequência de vitórias. O norte-americano já pediu a luta para Dana White, o chefão gostou da ideia e o brasileiro também aceitou o desafio. Falta só marcar a data.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA