Topo

Na Grade do MMA

Jacaré confia em vitória de Vitor para fazer disputa brasileira de título

UOL Esporte

22/12/2014 11h59

Por Maurício Dehò (edição do blogueiro)

Depois de o cinturão dos médios ficar por muitos anos nas mãos de Anderson Silva, a categoria conta com sua melhor fase. O campeão Chris Weidman pode ter uma fila de brasileiros para tentar trazer o título de volta para cá. Depois de Vitor Belfort, o próximo na espera é Ronaldo Jacaré.

Apesar de não ter garantido seu title shot imediato, Ronaldo precisa apenas – se é que podemos dizer assim – vencer o cubano Yoel Romero no UFC 184, em 28 de fevereiro. O blog conversou com o top contender para falar de suas expectativas para essa luta, para uma futura disputa de cinturão e contar como está sua preparação.

Ele ainda fez sua previsão para a luta entre Chris Weidman e Vitor Belfort, que se enfrentam no combate principal deste mesmo evento em Los Angeles.

Jacaré, primeiro gostaria de perguntar como você está após operar. Como é para um atleta passar por esses procedimentos, e o quanto se recupera de mobilidade, o quanto ajuda? Estou muito bem! Sigo treinando forte e me sinto muito bem e saudável. A cirurgia foi um sucesso e gostaria de agradecer todo o empenho e competência do doutor Bruno Lobo Brandão. Agora é a minha vez de mostrar meu trabalho no octógono.

Te colocaram já em fevereiro para lutar. É um bom prazo para se recuperar e se preparar, ou é pouco? Penso que este é um excelente prazo. Estou cercado de bons profissionais e isso me capacita. Estou realizando um trabalho com a fisioterapeuta Jaqueline Figueiredo, e tenho certeza que até lá estarei 100% e vou para cima do Romero.

O que achou de ser colocado em ação? Foi o melhor, ou preferia aguardar a luta pelo cinturão e ser chamado? Achei melhor ter a oportunidade de lutar agora em 28 de fevereiro. Não acharia bom ficar muito tempo sem lutar. A organização do UFC também não queria que eu ficasse parado. Será uma excelente oportunidade.

E de a luta ser contra Yoel Romero. Foi o ideal? Sempre penso em prováveis adversários e ele com certeza estava na minha lista, como provável luta. Achei bem normal. Vai ser difícil por se tratar de um dos principais lutadores da categoria.

Você teria preferido uma luta com o Rockhold? Prefiro lutar. Independente do adversário. O Rockhold é um top da minha divisão, e sempre quero lutar contra os tops, contra os melhores. E ele é um dos mais importantes lutadores do UFC e com certeza seria muito bom enfrentá-lo também. Um passo de cada vez.

O que você sabe do Romero e o que podemos esperar deste combate? Sei que ele tem um dos melhores wrestlers do circuito. Ele é um dos adversários mais fortes do UFC. Ele é canhoto e vem de boas vitórias.

A mim, fica a impressão de que ter você no card também é um jeito de o UFC se precaver para imprevistos na luta principal. Você vai se preparar ainda melhor para, qualquer coisa, ajudar neste cenário e dar esse 'pulo do gato'? Estarei pronto para qualquer momento. Caso aconteça alguma coisa, e seja escalado, eu luto. Mas a minha expectativa é de que o Vitor Belfort traga o cinturão para o Brasil. Estou esperando e me preparando para lutar contra o Romero. Essa é a minha meta. Fico na torcida para que tudo dê certo para o Vitor.

Ao mesmo tempo em que te colocaram neste combate e como um curinga ali para Belfort ou Weidman, botaram o Anderson já com chances de ser o próximo desafiante ao cinturão. É justo contigo, que já está esperando essa chance? O Anderson é um cara que tem um legado muito grande. Estou esperando a minha oportunidade. Sei que ela vai chegar.

Como vai ser a preparação? Toda no Brasil? Sim. Será toda no Brasil, na academia X GYM, com todos os seus competentes profissionais.

Você já teve dois bônus de luta da noite, que dão um valor legal para o lutador que ganha. O que você fez com a grana? Você gastou com alguma coisa que você sonhava, ajudou alguém, ou guardou? (te pergunto, também, porque em 2013 você comentou que queria juntar para dar uma casa à sua família…) Rolou? Rolou sim! Inclusive a casa dos meus pais já está quase pronta. Estou administrando a grana que ganho pois tenho dois filhos e o terceiro está chegando, minha esposa está grávida. Sobre os bônus, não podemos esquecer que tenho uma equipe.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA