Topo

Na Grade do MMA

Lyoto Machida e o golpe perfeito

Jorge Corrêa

22/12/2014 06h01

Uma das maiores críticas ao ex-campeão dos meio-pesados Lyoto Machida é seu estilo elusivo e exageradamente tático. E os maiores elogios que ele recebe são por conta de seu estilo elusivo e exageradamente tático.

Foi exatamente assim que o brasileiro conquistou fãs, detratores, o título do Ultimate e mais duas chances de disputar cinturões, usando sua base do caratê e esperando o momento certo de atacar. Isso faz com que a maior parte de seus combates variem entre grandes nocautes e lutas pouco movimentadas.

Para a sorte dos fãs de MMA que acompanharam o último evento do UFC neste ano, no último sábado, em Barueri, Machida apresentou a primeira opção: o golpe perfeito – como já tinha feito, no UFC, com Mark Munoz, Ryan Bader ou Randy Couture. E precisou de apenas 1min02 para isso.

Nos 62 segundos que durou a luta principal deste card derradeiro de 2014, o brasileiro controlou o centro do octógono, esquivou e fugiu bem dos golpes de CB Dollaway, mas, como sempre brilhou nas fintas de cintura. É uma marca registrada dele e que sempre funciona.

Seus adversários nunca sabem se ele vai chutar baixo, alto ou no corpo. E foi assim que ele conseguiu o golpe que lhe deu a vitória. "Achei que ele chutaria minha cabeça, mas passou por baixo do meu cotovelo. Imaginei que a área estava protegida. Dei um passo para trás para respirar, mas não consegui. Fiquei basicamente paralisado", explicou o americano.

Os números do combate mostram o domínio de Lyoto. Dollaway só pode tentar dois golpes e não acertou nenhum. (Foi o sexto lutador a perder um combate sem ter atingido o rival na história do UFC.) Por sua vez, Machida tentou 19 golpes e acertou o rival 12 vezes, sendo todos de maneira significativa.

Com essa vitória, Lyoto Machida mostrou que continua como um dos principais nomes da categoria, mesmo após perder a disputa de cinturão para Chris Weidman em julho. Uma vitória sobre Luke Rockhold o deixa em situação muito confortável para voltar a tentar o título dos médios.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA