Topo

Na Grade do MMA

McGregor é um perigo real para José Aldo?

Jorge Corrêa

19/01/2015 10h40


A cena já entrou para a história do UFC. Ninguém nunca tinha feito nada parecido. Já tínhamos tido xingamentos, desafios no octógono, empurra-empurra… Mas ver Conor McGregor nocautear Denis Siver, pular a grade e partir para cima de José Aldo na plateia foi uma cena, no mínimo, curiosa.

O brasileiro teve uma única reação: riu muito olhando para a cara do irlandês. Pareceu uma risada sincera no meio da multidão no ginásio em Boston, não soou como um riso nervoso, de alguém está prestes a encarar um problema sério. Mas a questão que fica é: Conor Mcgregor seria um perigo real ao cinturão dos pesos pena de José Aldo?

Quem viu apenas a vitória do irlandês no último domingo até cravaria: sim, o brasileiro terá problemas. Ele acertou o alemão o dobro de vezes. Usando de maneira perfeita a distancia e os golpes longos, não deixou Siver se aproximar, onde levaria mais perigo. Suas sequências entravam na guarda do adversário como se fosse um profissional contra um amador.

McGregor dominou e brincou com Denis da mesma maneira que o fez contra todos os seus adversários desde que estreou no UFC. Mesmo quando venceu por pontos – como foi contra Max Holloway – foi imensamente dominante. Dentro destas circunstâncias, é difícil não dizer que ele será um dos maiores desafios da carreira de José Aldo.

Mas Conor se fez dentro do UFC mais falando do que necessariamente lutando. Claro que teve vitórias incríveis, mas sua retórica, a maneira inteligente de provocar, a forma com que se porta… O irlandês se tornou um personagem invejável. E amado por seus chefes. Ele se vende como ninguém no Ultimate. Ocupou perfeitamente uma lacuna deixada por Chael Sonnen.

E onde os fãs de José Aldo podem se apoiar para não ficarem tão preocupados? Simples. Conor McGregor chega à disputa de cinturão dos penas, em maio, em Las Vegas, sem ter enfrentado nenhum dos atuais top 5 da categoria. Siver, contra quem foi tão bem, é apenas o décimo. Por outro lado, o brasileiro já surrou os quatro primeiros – o número 1, Chad Mendes, duas vezes.

O irlandês não teve até agora nenhum adversário tão bom e tão rodado quanto José Aldo. E o campeão já mostrou que tem as armas para enfrentar qualquer rival com qualquer estilo, do wrestler ao trocador, do respeitoso ao provocador. Em alguns meses descobriremos o real potencial e Conor McGregor.

(Mas uma coisa não podemos negar: ele é tão falastrão quanto era Chael Sonnen, mas é muito, MUITO melhor lutador que o norte-americano.)

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA