Topo

Na Grade do MMA

Entenda por que Anderson está TÃO desapontado com Lyoto e Jacaré

Jorge Corrêa

23/01/2015 10h38

Uma declaração polêmica de Anderson Silva na última quinta-feira pode abalar a amizade entre três dos principais pesos médios do Brasil. Divulgando sua luta com Nick Diaz, que acontece no próximo dia 31, o ex-campeão disse estar muito desapontado com Lyoto Machida e Ronaldo Jacaré. Vamos às declarações.

"Se Dana [White, presidente do UFC] me der a chance de disputar o cinturão, eu vou disputá-lo. Mas eu não gosto de enfrentar brasileiros. Jacaré é meu amigo, Lyoto é meu amigo, mas eles não estão falando a mesma língua que eu."

"Quando falo com a imprensa, sempre digo que não vou lutar com o Lyoto porque ele é meu amigo e o mesmo para o Jacaré. Mas quando eles conversam com jornalistas, falam que me enfrentariam porque são lutadores. Eu não gosto desta posição do Lyoto e do Jacaré porque não faria essas lutas contra eles. Treinei muito tempo com os dois."

"A grande questão é que quando trabalhei com eles, quando treino com eles, eu os ajudei muito. Eu deixo 50% de toda minha energia neles. Quando eles falam coisas assim, eu fico muito, muito, muito, muito desapontado."

Tanto Lyoto quando Jacaré tem uma posição menos conservadora que a de Anderson. Eles simplesmente dizem que têm o sonho de serem campeões dos médios do maior evento de MMA do mundo e, se o Spider estiver com o cinturão, como esteve por tanto tempo, não teriam problema em enfrentá-lo.

Mas por que isso chateia tanto o Anderson?

(1) O ex-campeão dos médios tem um código interno de conduta muito rígido. Ele realmente prefere abrir mão do cinturão a enfrentar um amigo. Anderson treinou muito tempo com Ronaldo Jacaré na academia X-Gym, no Rio de Janeiro, e o ajudou quando ele estava despontando no MMA. Já Lyoto foi seu parceiro na Blackhouse, em Los Angeles, além de já terem até gravado um filme juntos. Essa proximidade transforma em crime, na cabeça do Spider, ter de enfrentar qualquer um dos dois.

(2) Anderson tem um retrospecto muito ruim quando enfrentou brasileiros no UFC. Não quanto a resultado, afinal venceu todos, mas sempre teve polêmicas fora do octógono. Contra Thales Leite, ele disse que tirou o pé porque já tinha trabalhado com ele. Foi achincalhado pela crítica especializada. Depois, humilhou Demian Maia, o chamou de playboy durante a luta e quase foi demitido. Teve de pedir desculpas públicas no Faustão. Depois, brigou e atacou muito Vitor Belfort, para se redimir após nocauteá-lo. Depois deste combate, não se cansa de falar que não gosta de enfrentar brasileiros.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA