Topo

Na Grade do MMA

Por que Anderson Silva ainda é o maior de todos no UFC

Jorge Corrêa

29/01/2015 16h00

Direto de Las Vegas

Aos 39 anos, Anderson Silva volta ao octógono neste sábado, contra Nick Diaz, na luta principal do UFC 183 em Las Vegas, depois do maior hiato de sua carreira (13 meses) por conta da grave lesão que sofreu contra Chris Weidman. Mas retorna com seu status praticamente inabalado. O Spider ainda é o maior astro do UFC e o maior de todos dentro do evento.

Ele segue como o único lutador que conseguiu unir a idolatria de brasileiros e norte-americanos, quem conseguiu fazer com que, pelo menos duas vezes por ano, milhares de torcedores saíssem do Brasil para ver suas lutas em Las Vegas. Anderson é um artista marcial capaz de movimentos nunca antes visto, de criar lances que apenas gênios do esporte conseguiriam.

Tudo bem. Os argumentos do parágrafos acima são subjetivos e foram recolhidos pelo blogueiro que vos fala nos últimos anos, mas os números, as marcas, os recordes do ex-campeão dos médios vão deixar esse situação mais clara.

Ele tem a melhor médias de golpes acertados na história do UFC, com 67% de aproveitamento (Jon Jones, por exemplo, tem 55%). Mas isso é só o começo. Veja a lista levantada pelo site MMA Junkie e completada aqui neste post.

– Ele fez a luta principal em 18 de suas 19 aparições no UFC;

– Tem o recorde de vitórias consecutivas no UFC (16);

– Tem o maior número de vitórias dos pesos médios do UFC (13);

– Tem o maior número de vitórias por nocaute ou finalização no UFC (14);

– Tem o maior número de nocautes (11);

– Tem o recorde de defesas consecutivas de cinturão (10);

– Já venceu lutas no UFC de 12 maneiras diferentes;

– Tem o maior número de knockdowns na história do UFC (17);

– Venceu seis ex-campeões dos três maiores eventos de MMA que já existiram (UFC, Pride e Strikeforce): Vitor Belfort, Forrest Griffin, Henderson, Rich Franklin, Nate Marquardt, Carlos Newton.

Essas marcas mostram bem por que o UFC está dando tanto destaque para a volta de Anderson Silva. Dana White deve estar exultante em ter de volta um de seus maiores nomes, ainda mais sem poder contar com Georges St-Pierre, que não tem qualquer previsão de retornar ao UFC.

Leia também:
Anderson deixa lado astro para ser apenas atleta. Ele só quer ser ele mesmo
Anderson Silva: 'não vou falar mais da minha perna. Estou farto'
Anderson fez tudo nos treinos. Mas só ao lutar terá certeza de estar 100%
Rival de Anderson Silva diz que mirar perna operada "seria loucura"

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA