Topo

Na Grade do MMA

Por que são pequenas as chances de Anderson perder para Nick Diaz

Jorge Corrêa

31/01/2015 12h01

Direto de Las Vegas

Não é um completo acaso Nick Diaz ter sido escolhido como rival de Anderson Silva neste seu retorno 13 meses após a lesão de sofreu. O norte-americano é o rival perfeito para o brasileiro por um grande motivo: traz pouquíssimos riscos para o ele.

É imensurável a importância de uma vitória do Spider neste momento para o UFC. Não que Diaz vá entregar a luta ou que o resultado já esteja combinado, mas é enorme a disparidade física e técnica entre o ex-campeão dos médios do UFC e o ex-dono do cinturão dos meio-médios do Strikeforce.

Uma vitória de Anderson Silva significa, para o UFC, a retomada da história mais vencedora do evento, é ter de volta aos holofotes seu principal nome nos últimos anos, o cara que conseguiu fazer a franquia estourar no Brasil e comover os norte-americanos, mesmo falando pouquíssimo de inglês.

Mas, então, por que é tão difícil uma derrota do brasileiro? Começa pela diferença física. Anderson Silva é um médio (até 84kg) que já lutou de meio-pesado (até 93kg). Nick Diaz é um meio-médio (até 77kg) que já lutou de leve (70kg). Essa disparidade pesa muito na potencia dos golpes.

Além disso, o norte-americano tem 1,83m de altura e 1,90m de envergadura contra 1,88m e 1,97m, respectivamente, do brasileiro. Será muito complicado para Diaz se aproximar do Spider, que poderá jogar na distância com tranquilidade e o tempo todo, algo que Jon Jones, por exemplo, sempre faz.

Nick também tem um jogo que casa muito bem com o estilo de Anderson. Ele não tem problemas em partir para cima, ele não estuda muito seus adversário e tem um estilo quase suicida de encarar seus rivais. O problema é que agora ele tem um adversário com golpes muito mais potentes que os anteriores.

O norte-americano é um brigador, que usa o boxe – sua melhor arma – como se estivesse em uma confusão em um bar, além de provocar muito seus adversários. O problema para ele é que Anderson tem uma trocação muito refinada e também é um mestre em tentar tirar a concentração dos rivais.

Resumindo: se Nick Diaz vencer Anderson Silva, será uma das maiores zebras da história do MMA e o UFC não está, de forma alguma, preparado para isso. O que realmente vale essa luta é o provável show que o Spider dará.

Serviço: O UFC 183 acontece neste sábado, a partir das 22h (de Brasília). O evento completo será transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate. O card principal começa à 1h. A Globo transmitirá a luta de Anderson Silva com pelo menos 30min de atraso. O Placar UOL Esporte terá o lance a lance de todas as lutas.

Card principal
Anderson Silva x Nick Diaz
Tyron Woodley x Kelvin Gastelum
Joe Lauzon x Al Iaquinta
Thales Leites x Tim Boetsch
Jordan Mein x Thiago Alves
Card preliminar
Miesha Tate x Sara McMann
Ed Herman x Derek Brunson
Ian McCall x John Lineker
Rafael Sapo x Tom Watson
Diego Brandão x Jimy Hettes
Rick Monstro x Ildemar Marajó
Thiago Marreta x Andy Enz

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA