Topo

Na Grade do MMA

Teste surpresa negativo e saída do TUF aliviam Anderson antes de julgamento

Jorge Corrêa

10/02/2015 06h01

Anderson Silva terá uma das semanas mais importantes de sua carreira, isso sem nem chegar perto do octógono. Isso porque, na próxima terça-feira, ele passará pela audiência, que terá status de julgamento, sobre seu duplo flagrante de um exame antidoping. Ele tentará explicar como foi encontrado, em um teste surpresa, dois tipos diferentes de anabolizantes antes de enfrentar Nick Diaz.

Mas ele recebeu duas notícias, nas última segunda-feira, que aliviam a situação do ex-campeão dos médios.

A primeira foi o resultado do segundo antidoping surpresa que fez, no dia 19 de janeiro. Esse teste sanguíneo voltou negativo para anabólicos do hormônio humano de crescimento. Claro que a obrigação dele era que não fosse encontrado nada, mas depois de um positivo anterior, pelo menos o clima sobre o Spider já melhora.

Esse segundo exame não exime, de forma alguma, o que foi encontrado no teste de 9 de janeiro, mas ele mostra que – pelo menos – Anderson não estava fazendo ciclo de outras substâncias proibidas. É um agravante a menos para o julgamento e pode até ser usado pela defesa como argumento de que o brasileiro não utilizou drogas, pelo menos não de forma consciente.

Outra notícia que Anderson pode encarar como positiva, dentro de seu atual panorama, foi sua saída do TUF Brasil 4. Como está preventivamente suspenso pelo flagrante, a Comissão Atlética de Nevada pediu sua retirada do programa, dando lugar a seu mentor Rodrigo Minotauro.

Claro que ser tirado do reality show por conta de doping não é uma situação agradável, mas agora ele poderá ficar focado apenas em sua defesa. Além disso, quanto mais tempo ele ficasse nas gravações, mais dolorosa seria sua saída e mais marcado ele ficaria se for julgado culpado na próxima semana.

A grande questão é que o UFC continua apoiando o lutador, mesmo com ele fora do TUF Brasil, como um dos principais nomes da história do evento. Mesmo que ele pegue um gancho de 9 meses a um ano, o caminho está sendo preparado para que ele saia disso com a imagem menos arranhada possível. Assim, poderia voltar com o estrago minimizado.

Como disse em posts anteriores, não acredito em uma admissão de culpa por parte do Spider, pelo menos não de forma intencional. No melhor dos cenários, ele vai negar que tenha tomado qualquer substância proibida de forma consciente, mas não vai negar que as drogas estivessem em seu organismo, alegando uma contaminação de seus suplementos. Mas nada disso deve fazer com que ele seja declarado inocente.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA