Topo

Na Grade do MMA

UFC reserva data para evento de gala em NY. Qual superluta você pediria?

UOL Esporte

09/03/2015 06h00

Por Maurício Dehò

Sonho antigo do UFC, entrar em Nova York parece estar mais perto do que nunca. Nesta semana, o presidente da organização, Dana White, mostrou confiança que o estado vai derrubar o veto para eventos profissionais de MMA e confirmou que já há uma data reservada no fim de 2015 no tradicionalíssimo Madison Square Garden para receber uma noitada.

Uma das notícias animadoras para o UFC foi que o principal opositor à retirada do veto foi preso nos Estados Unidos. Sheldon Silver é acusado de corrupção e foi detido e, sem sua presença, o Ultimate vê maiores chances de conseguir vitória em sua causa.

A disputa é de longa data, porque Silver e um grupo de investidores é adversário comercial dos irmãos Fertitta, donos do UFC e também de uma série de cassinos. "Agora ele tem maiores problemas que o UFC. Espero que possamos passar. Não quero parecer arrogante, mas estamos confiantes, muito confiantes que vai acontecer", disse Dana White.
Se o Ultimate conseguir fazer sua estreia no Madison Square Garden, é de se esperar que uma superluta – ou até mais de uma sejam colocadas como atrações principais em Nova York. Aproveitamos então para viajar no assunto e imaginar: quais dessas lutas você gostaria de ver num evento deste porte?

Jon Jones x Cain Velásquez:
O campeão dos meio-pesados, Jon Jones, é um cara grande para sua categoria e a cada luta deixa mais certa sua intenção de ir para a divisão de cima ou fazer superlutas. Neste momento, isso significaria pegar o campeão dos pesos pesados, Cain Velásquez, que tem poucos rivais pela frente. No momento, Jones tem compromisso com Anthony Johnson, em maio, e Velásquez unifica cinturões com Fabricio Werdum em junho.

Anthony Pettis x José Aldo:
Esta luta já poderia ter saído, mas Pettis se machucou e não pôde lutar no Rio. Agora, com os dois com cinturões de suas categorias, o apelo é ainda maior. Isso, claro, desde que Aldo vença em julho a sensação Conor McGregor, e que Pettis defende seu título contra Rafael dos Anjos, neste sábado.

Ronda Rousey x Cris Cyborg:
Essa superluta feminina só não sai – de acordo com lutadoras e UFC – por conta do peso. Cyborg não consegue descer à categoria de Ronda. Mas será que a campeã peso galo do Ultimate não aceitaria, enfim, encarar a brasileira uns poucos quilinhos acima se o apelo fosse o de lutar no Madison Square Garden, em um palco dos sonhos para a organização?

Brock Lesnar x Frank Mir:
Não chega a ser uma superluta, em termos de categorias, mas sim no tamanho da rivalidade. Esses caras se enfrentaram duas vezes. Na primeira deu Mir, em 2008. Na segunda, Lesnar nocauteou no UFC 100, valendo o cinturão. O problema é que a volta de Lesnar ao MMA – deixando de lado o telequete -, é uma novela. O UFC sonha em voltar a contar com ele e, em NY, teria dinheiro e exposição para atrair o gigante.

Jon Jones x Chris Weidman:
Não parece uma luta provável, certo? Mas Weidman e Jones são dois caras que representam Nova York, e quer propaganda melhor que os lutadores da casa se enfrentando? Caso passe por Vitor Belfort, Weidman terá provado mais uma vez seu potencial, enquanto Jones está sempre buscando novos desafios, já que no meio-pesado ele bateu todo mundo que teve pela frente como campeão.

Demetrious Johnson x TJ Dillashaw:
Esta é entre os levinhos. Demetrious é campeão peso mosca e é totalmente dominante com seu cinturão. Não há rivais para batê-lo e ele praticamente varreu a categoria. Então, o campeão dos galos, TJ Dillashaw, está se oferecendo para descer e fazer uma superluta com o "Mighty Mouse". Dillashaw, no entanto, precisa se medir com Renan Barão, em revanche que vale o cinturão, marcada para o UFC 186, em abril.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA