Topo

Na Grade do MMA

Baú do Vale-Tudo: Você sabia que o finalizador Demian estreou nocauteando?

Maurício Dehò

21/03/2015 12h00

Todo mundo sabe que nosso velho conhecido Demian Maia é um ás do jiu-jítsu, e foi com a fama no seu jogo de chão que ele cresceu no UFC, a ponto de disputar um cinturão contra Anderson Silva. Neste sábado, ele faz mais uma luta principal, no UFC Rio 6. Enquanto ele se prepara para enfrentar Ryan LaFlare, demos uma escavada no passado para desenterrar o primeiro combate de Demian. E o desfecho não é o que se podia esperar.

O Demian aceitou o desafio de lutar MMA profissional pela primeira vez em 2001, quando tinha 24 anos. Ele foi para a Venezuela para lutar no evento com o fantástico nome de Tormenta en el Ring e ficou frente a frente com outro estreante, Raul Sosa, que só tem esta luta registrada no site Sherdog.

E mal teve graça. Foram só 48 segundos de combate, em que Demian dominou seu rival e pasmem, nocauteou seu rival. Não podemos dizer que foi aqueeele nocaute bonito. Mas o brasileiro teve muitos méritos.

A ideia de Demian era levar a luta para o chão, e em poucos instantes ele pegou seu rival, visivelmente mais pesado, agarrou-o pelas costas e passou a controlar a luta. Sosa até tentou reverter a situação, mas ficou em uma posição complicada. Demian então partiu com tudo para o ground and pound e bateu de tudo quanto é jeito até o árbitro parar a luta.

A curiosidade e a importância desse nocaute é o fato de essa ter sido a única vez na carreira de Demian que ele parou alguém com os punhos. Os outros dois nocautes que aparecem em seu cartel foram por lesões de rivais, contra Ryan Stout, em 2007, e Dong Hyun Kim, no UFC 148.

Vale lembrar que na última luta, a vitória contra Alexander Yakovlev, em São Paulo, ele conseguiu um knockdown e comemorou: "Acho que foi meu primeiro knockdown que consegui na carreira!". Será que tem chance de vir alguma surpresa nessa linha contra LaFlare?

Leia também:
Norte-americano não teme jiu-jitsu de Demian Maia e pensa até em cinturão
Demian Maia aposta em Anderson, vê evolução em seu jiu-jitsu e nega briga
Broncas de Belfort e aposta ousada do pai movem brasileiro invicto no UFC
Ele foi a Barretos virar peão, mas uma briga na rua o fez lutador do UFC

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA