Topo

Na Grade do MMA

Lambança no Rio não foi a única no UFC. Já teve árbitro apanhando por errar

Maurício Dehò

22/03/2015 12h51


Erros, lambanças e resultados afetados pelos árbitros estão longe de ser uma exclusividade do futebol. O MMA tem casos de sobra de juízes metendo os pés pelas mãos, e uma delas aconteceu neste sábado, no Maracanãzinho.

Durante o card preliminar do UFC Rio 6, o árbitro Eduardo Herdy encerrou uma luta em um momento pra lá de infeliz. O brasileiro Leandro Buscapé tentava a finalização contra Drew Dober. O golpe era uma guilhotina, que por bons momentos parecia bem justa. Mas, justamente quando Dober conseguia escapulir, Herdy achou que o lutador APAGOU. Pois é. O árbitro parou a luta, olhou para Buscapé, que dizia que o rival havia batido, e deu a vitória a Buscapé.

A falha foi tanta, que segundos depois Dana White estava vociferando no Twitter, dizendo que o juíz não deveria nunca mais entrar num octógono. Vale lembrar que na primeira luta da noite, Herdy já havia demorado séculos a parar um combate, quando Christos Giagos finalizou Jorge Oliveira – e o brasileiro ficou batendo, e batendo…

Bom, como Herdy não foi o primeiro e nem será o último, listamos outros erros grotescos e decisões polêmicas na história do UFC.

Evan Tanner x Phil Baroni – UFC 45

Muitas vezes, os árbitros precisam se comunicar verbalmente com os atletas para saber a situação de um combate. Mas Larry Landless chocou a todos no UFC 45 quando foi possível vê-lo questionando Baroni, que sofria no ground-and-pound de Tanner, se ele estava OK. Bom, Baroni até respondeu que sim, mas a luta foi interrompida da mesma forma, chocando a todos.

Mario Yamasaki e Erick Silva

O UFC Rio 2 ficou marcado por uma arbitragem polêmica do árbitro brasileiro Mario Yamasaki. Ele acabou punido e desqualificando Erick Silva, acusando-o de dar golpes na parte de trás da cabeça de Carlo Prater. O problema é que a luta parecia ter acabado por nocaute, quando todos se surpreenderam com a decisão de Mario. Ele foi duramente criticado, já que Erick não tinha cometido outras infrações, e ainda teve de se explicar em cima do octógono, em entrevista a Joe Rogan.

Chris Weidman x Mark Muñoz

Este caso é de uma interrupção tardia. Na luta, Weidman massacrou o rival e, com uma cotovelada bombástica, nocauteou Muñoz. O árbitro em questão, Josh Rosenthal, falhou ao não ver que Muñoz apagou, e Weidman seguiu batendo duramente em um rival já claramente fora de ação.

Darren Elkins x Antonio Carvalho

Uma interrupção rápida demais aconteceu no UFC 158, quando o árbitro Yves Lavigne considerou que Carvalho foi nocauteado. Mas, vendo as imagens, é difícil apoiar a decisão, já que o canadense até sofreu um knockdown, mas instantaneamente estava de pé novamente para manter a luta com Darren Elkins.

Yves Edwards x Josh Thomson

Steve Mazzagatti é o árbitro que mais levou "tiros" de Dana White no UFC. Vira e mexe: bum! E ele realmente tem uma coleção de erros que o complica. O mais lembrado é na luta em que Yves Edwards encarou Josh Thompson, no UFC 49. O que era para ser um lindo nocaute de Yves, com um chute alto, saltando, foi manchado pela interrupção tardia de Mazzagatti, que deixou o lutador seguir surrando um indefeso Thomson.

Marcus Silverio x Kazushi Sakuraba
O respeitado Big John McCarthy não está a salvo das críticas. Na luta entre Marcus Silveira e Kazushi Sakuraba, no UFC Japan, em 1997, Marcus acertou uma saraivada de golpes. O japonês, então, foi para uma tentativa de queda. Mas não é que o Big John achou que ele havia sido nocauteado pelos socos? O árbitro parou a luta, que mais tarde foi declarada No Contest (sem resultado) devido à lambança.

Lembra de outros? Comente aí abaixo!

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA