Topo

Na Grade do MMA

Aldo x McGregor é a luta mais bem vendida da história do UFC

Jorge Corrêa

31/03/2015 18h47

Acabou nesta terça-feira a mais bem sucedida campanha de divulgação de uma luta na história do UFC. Se antes os pesos mais leves sofriam para ser destaque dentro do evento, esse panorama deve mudar para sempre depois do tour mundial da disputa do cinturão dos penas entre o campeão José Aldo e desafiante Conor McGregor.

Quase quatro meses antes de se enfrentarem em Las Vegas, no UFC 183, em 11 de julho, eles passaram por oito cidades em quatro países em 12 dias. O que poderia ser cansativo de repetitivo pela quantidade de vezes que os dois se encontraram em tão pouco tempo, se tornou em uma fonte inesgotável de manchetes. Nunca se vendeu tão bem uma luta como fizeram os dois ao lado de Dana White nos últimos dias.

São três os principais motivos para tanto sucesso:

1) Ninguém estourou tão rápido e se tornou uma estrela do UFC com tão poucas lutas como McGregor. O irlandês é uma versão melhorada de Chael Sonnen. Se ele tem a mesma língua afiada e provocações inteligentes do norte-americano, está na frente na hora que a porta do octógono fecha. Conor é um grande lutador e fez ótimas atuações desde que estreou no Ultimate, apesar de ainda não ter enfrentado um top da categoria. Ele é um personagem que se vende com facilidade, contra qualquer adversário. Foi assim que chegou rapidamente a uma disputa de cinturão.

2) José Aldo finalmente aprendeu que precisa dançar conforme a música se quiser ganhar mais dinheiro e fama dentro do UFC. Ele passou a rebater as provocações, começou a falar mais e melhor, encarou um bom treinamento de mídia, mas sem sair das suas origens. Não criou um personagem novo, manteve-se fiel ao seu estilo, só que simplesmente se expressa melhor agora. Com isso, tornou essa a maior luta que já fez no Ultimate, apesar de ser sua sétima defesa de cinturão.

3) Dana White e seus pares colocaram essa luta em um novo patamar e apostaram tudo nela. Tanto que a disputa de cinturão dos meio-médios entre Rory MacDonald e Robbie Lawler será o co-main event do mesmo UFC 189. Todos os holofotes foram colocados em cima de Aldo e McGregor, uma web-série de vídeo foi feita, muito dinheiro foi gasto, uma divulgação histórica foi feita. O resultado foi o melhor possível.

Além disso, os dois lutadores conseguiram manter a compostura, não teve nenhum grande barraco ou briga em público, como fizeram Jon Jones e Daniel Cormier no ano passado, o que foi alvo de muitas críticas. Conseguiram não ultrapassar a tênue linha entre a provocação e a violência. Agora, o UFC já esfrega as mãos com as possibilidades de venda de ingresso e de pay-per-view que toda essa divulgação abriu.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA