Topo

Na Grade do MMA

Maior do MMA, Anderson faz 40 anos longe dos holofotes e no limbo do doping

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

14/04/2015 11h09

Nocaute de Anderson sobre Belfort - aqui em arte de André Gorobetz - é um dos mais importantes da história do UFC

Nocaute de Anderson sobre Belfort – aqui em arte de André Gorobets – é um dos mais importantes da história do UFC

É muito difícil de se ver um atleta chegar aos 40 anos competindo em alto nível. Anderson Silva tinha tudo para conseguir esse feito, mas Chris Weidman, fratura e doping fizeram com que aquele que é apontado como o maior de todos os tempos no MMA completasse quatro décadas, nesta terça-feira, bem longe dos holofotes e em um "limbo" pelo longo período até que o futuro de sua carreira seja definido.

Independente do que aconteça no julgamento dos seus flagrantes de doping do começo deste ano, quando olharmos no futuro o que o Spider já fez no MMA, dificilmente ele não será apontado como um dos maiores de todos os tempos, ou pelo menos o maior que já passou pelo UFC. Suas marcas, seus recordes, suas lutas e seu estilo deixam isso bem claro.

Mas soa quase melancólica a maneira com que ele chega aos 40 anos. O grande – para não falar o único – responsável pela explosão do MMA no Brasil está distante, praticamente fugindo, dos holofotes, focado em sua defesa no caso de doping e pensando em como retomar sua carreira de forma digna depois do que aconteceu nos últimos dois anos. Em paralelo, segue trabalhando para ser um ator e chegar a ponto de estrelas filmes de ação em Hollywood.


A base para ele tem sido sua família, o que já havia ocorrido durante a lesão, e um número mais restrito de treinadores e amigos. Diferentemente do batalhão de gente que o cercava antes de suas lutas, o doping diminuiu a lista de amigos mais íntimos, até pela estado delicado de seu momento.

Os posts filosóficos nas redes sociais, com frases na linha auto-ajuda também mostram uma tentativa de enfrentar todo o drama que viveu, mostrando inclusive que Anderson afasta a imagem de "herói", aproximando-se do lado mais humano, que também erra.

Antes dos exames antidoping positivos, o brasileiro já tinha enfrentado os dois maiores rivais de sua carreira: Chris Weidman, o único a derrotá-lo no Ultimate, e a uma gravíssima fratura em sua perna, única lesão de grande impacto em sua carreira e que deve ser apontada por ele como motivo para seu caso de doping.

Mesmo com tudo isso e com o que os 40 anos de idade significam na vida de um atleta, Anderson dá todas as mostras de que vai ser um quarentão lutador, buscando defender seu legado e retomar a imagem que tinha deixado após sair do Nick Diaz com o anúncio da vitória. A imagem de um Anderson longe do auge físico e técnico, talvez ainda removendo as teias de aranha na volta de letão, mas ainda com traços de seus velhos tempos.

No MMA, Anderson já falou quando pretende lutar, em 2016, e demonstrou aceitar que terá um gancho que dure todo o ano de 2015. Seu julgamento está previsto para acontecer em maio, e a pena deve ter prazo de 9 meses a 1 ano e meio de suspensão. Qualquer coisa superior a isso seria surpreendente, e poderia significar o fim destes planos.

Mas não acaba por aí. Além de prometer lutar no UFC por mais dois anos, pelo menos, ele surpreendeu ao inventar de querer disputar as Olimpíadas do Rio, em 2016, no taekwondo. Faixa-preta na arte, ele tem um caminho difícil e improvável de ter sucesso na empreitada. Mas, é mais uma forma de preparar o terreno para garantir que um fim de carreira que tinha tudo para ser glorioso não se torne um pesadelo para o agora quarentão Spider.

Abaixo, veja as homenagens que Spider ganhou no seu aniversário

LEIA TAMBÉM
Não é fácil. Entenda por que duvidar da presença de Anderson no Rio-16
Atletas comemoram visibilidade com Anderson, mas duvidam de vaga na Rio-16
– Anderson 'perde a linha' na torcida por pupilo, e TUF tem times definidos
TUF ganha acabamento de luxo em Las Vegas, mas promete descambar para 'BBB'

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA