Topo

Na Grade do MMA

Pupilo de Anderson só viu lutador 'perder a linha' pela TV

Maurício Dehò

15/04/2015 07h09

Em meio a dois episódios sem grandes histórias e com boa, mas pouco memoráveis, o início do TUF Brasil 4 teve como um dos destaques o nervosismo de Anderson Silva vendo um de seus pupilos disputar as eliminatórias para conseguir uma vaga na casa do reality show. André "Dedé" Santos foi o responsável por, nas palavras do próprio Spider, fazer o ex-campeão "perder a linha" na torcida. O detalhe é que Dedé não fazia a menor ideia de tudo o que aconteceu ali, fora do octógono, até assistir ao programa na TV.

A ligação de Dedé e Anderson vem de cerca de sete anos atrás, quando um jovem curitibano de 16 anos entrou na academia Killer Bees, liderada pelo ex-campeão do UFC na capital paranaense. Dedé teve de se liberar das proibições da mãe, que mais jovem o impediu de treinar lutas, e acabou começando a treinar muay thai justamente no espaço em que um dos maiores nomes do MMA dava aulas.

Untitled1

Anderson aparecia eventualmente e, ainda que o garoto fosse iniciante, sempre deu dicas e conselhos. "Com o passar do tempo, os treinamentos com ele viraram rotina. Em todas as vezes em que ele ia se preparar para seus combates, eu participava do camp, ajudando no muay thai. Desde então, estamos sempre juntos, e nos ajudamos nas preparações para os combates", explica o jovem de 23 anos, que tem cartel profissional de três vitórias e uma derrota no MMA.

Foi a convite de Anderson que Dedé virou lutador de MMA. Há cerca de três anos, ele foi chamado para treinar com o mestre e amigo no Corinthians, em São Paulo. Passou a morar nos dias de semana com cerca de 20 lutadores em um alojamento no clube paulista, retornando a Curitiba nos fins de semana. E iniciou o trabalho em outras artes marciais, como boxe, jiu-jítsu e luta olímpica. Era hora de viver do esporte.

O ápice pode vir agora, com a oportunidade de se destacar no reality show do UFC e buscar o título da quarta edição do TUF Brasil. A primeira vitória foi promissora, com um nocaute técnico sobre Jefferson Batata. O paranaense venceu com estilo, na base de uma combinação de golpes na linha de cintura.

Do lado de fora do octógono Anderson gesticulou, respirou fundo, levantou-se da cadeira, fez cara de desespero… Dedé nem notou.

"Na verdade, eu fiquei até impressionado, foi muito bacana. Eu não tinha visto, eu não tava vendo a reação dele, por conta da luta, claro. E ele Ele não me contou nada disso, não falou nada. Quando vi a reação na TV, achei muito bacana, vi que é uma parada recíproca, que eu gosto dele e ele tem um carinho especial por mim", conta o lutador da categoria leve.

É claro que, além de comemorar a vitória, Anderson ainda chamou de primeira Dedé para seu time. O problema é que, devido ao doping, o Spider deixará o programa, um grande baque para o pupilo. "Foi uma coisa bem difícil, eu senti bastante. Além de ser parceiro somos amigos, no episódio que ele sai fiquei muito triste, não só pelo lado professor, mas por estar tanto tempo junto."

Anderson: amigo e mestre

Dentro e fora do octógono, Dedé é parceiro de Anderson em todas as horas. Para o jovem lutador, o ex-campeão do UFC tem qualidade para ser um ótimo professor, e leva a sério esse lado.

André Dedé foi escolhido por Anderson, e teve Minotauro como técnico após a exclusão do ex-campeão, devido ao caso de doping

André Dedé foi escolhido por Anderson, e teve Minotauro como técnico após a exclusão do ex-campeão, devido ao caso de doping

"Ele é uma pessoa que leva arte marcial muito a sério. Não gosta de brincar nos treinos, tem um lado que gosta de ensinar, corrigir os erros. Por mais que ele próprio esteja treinando, ele também cobra e dá conselhos para os outros. É muito atencioso", relata Dedé.

"Comecei a fazer os camps dele há uns cinco anos e, fora do tatame, a gente também tem uma relação muito boa. Ele é um mestre e também um amigo. Convida para churrasco na casa dele, para passear no shopping, jogar videogame, nós nos damos superbem", concluiu.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA