Topo

Na Grade do MMA

Na base da beleza, duelo de promessas ganha destaque discutível no UFC

Maurício Dehò

17/04/2015 06h00

Não é novidade que os "duelos de musas" são um atrativo forte para as lutas de mulheres do UFC, mesmo que o MMA feminino esteja produzindo grandes combates sem precisar se apoiar no quesito beleza. Neste sábado, o UFC volta a fazer uso deste tipo de marketing: as loirinhas Paige Vanzant e Felice Herrig se enfrentam com todo o papo de "musas" ganhando atenção e com o detalhe extra de a vencedora já ser cotada como próxima desafiante do cinturão peso palha. Mas, peraí. Parando para analisar friamente, esse "hype" todo não está exagerado?

Não é preciso ir muito longe para mostrar que sim. O ranking do UFC já diz tudo. Ambas as lutadoras têm apenas uma luta na liga – lembrando que a categoria foi criada muito recentemente, em 2014 – e não são sequer do top 5 da divisão palha. Mas, usar seus belos rostos acaba virando uma união do útil ao agradável para a organização, que as colocou em um destaque maior do se poderia esperar, abrindo o card principal.

Felice Herrig é a oitava colocada no ranking. Ela disputou o TUF que criou esta categoria, perdeu antes da final, mas se recuperou vencendo por finalização a fraca Lisa Ellis em sua estreia no UFC. Agora tem um cartel de 10 vitórias e cinco derrotas.

Paige Vanzant chegou ao Ultimate com apenas quatro lutas no cartel. Sua vitória foi arrasadora contra Kailin Curran, com um nocaute no terceiro round, mas ainda assim ela é muito jovem, com 21 anos e tem pouca experiência. Uma das mostras da "febre" em torno do seu nome foi ela ter conseguido um contrato com a Reebok, a nova patrocinadora oficial do UFC, antes mesmo da campeã de seu peso ter essa oportunidade.

A luta é sim empolgante, e foi colocada para abrir a programação do UFC na FOX, TV aberta dos EUA – enquanto a maioria dos combates deste nível, com este histórico de lutadoras, permaneceria na sessão preliminar. Até encarada intensa já houve (veja o vídeo no fim do post). São garotas com foco na trocação e, como temos visto nas lutas femininas, a porrada deve comer solta, sem muito estudo. Mas ainda é cedo para colocar a dupla numa posição tão elevada na fila pelo cinturão.

O peso palha tem como dona do cinturão Joanna Jedrzejczyk, polonesa que tirou o título de Carla Esparza – e logo na primeira defesa da campeã inaugural desta divisão. E a lista de possíveis desafiantes começa na sua primeira rival no UFC, que foi Claudia Gadelha. Até hoje a brasileira não engole a derrota por pontos e contesta o resultado das papeletas. Uma revanche entre Claudinha e a polonesa tiraria a limpo a história.

Acima delas no ranking, ainda há como bons nomes Jessica Penne, com 12 vitórias e duas derrotas, bem mais experiente, semifinalista do TUF e ex-campeã do Invicta e Tecia Torres, que nunca perdeu e já bateu Herrig. Joanne Calderwood era outra favorita ao posto de desafiante, mas perdeu a invencibilidade no último sábado tomando uma surra de Maryna Moroz, que agora também se apresenta com potencial para lutar por título em breve.

Um facilitador para qualquer das lutadoras é esse pouco tempo de vida do peso palha. Qualquer lutadora com dois bons triunfos e uma boa imagem para vender lutas pode conquistar facilmente sua posição frente a frente com a campeã. É exatamente o que estamos vendo neste caso.

Resumindo, é claro que Herrig ou Vanzant podem ter resultados arrasadores e provarem que merecem o posto de desafiante, mas ainda é cedo para dar isso como certo, tantas são as opções do UFC. Agora é aguardar para ver quem vai manter o "hype" e a que ponto ele será elevado.

Conheça as musas

Tanto Felice quanto Vanzant tem histórias curiosas, e ganharam muita atenção nos últimos meses. A primeira causou polêmica até com um game: segundo Felice, o Mortal Kombat X, lançado nesta semana, usou suas feições para criar a personagem Cassie Cage. Uma montagem postada no Instagram mostra a semelhança.

Felice Herrig acusou o game Mortal Kombat de usar suas feições em uma personagem

Felice Herrig acusou o game Mortal Kombat de usar suas feições em uma personagem

Felice, de 30 anos, também é muito conhecida pelas fotos nas redes sociais, sempre abusando da sensualidade. E ela chamou a atenção com um hábito peculiar: ela gosta de compartilhar mensagens de seus seguidores. Mas não mensagens quaisquer. Ela expõe os tarados e mostra o que eles falam, até como forma de combater o machismo.

"Eu acho que esta luta é melhor para mim em qualquer aspecto. Posso levar a luta para onde quiser e vencer. Não vou deixar uma garota como a Page acabar com os meus planos", disse Felice Herrig, ao Bleacher Report, sobre o combate.

Já Vanzant tem um histórico de dançarina e cheerleader, com passagem até pelo Portland Trail Blazers, da NBA. Ela sempre foi pequena e magra, e sofreu bullying, principalmente no seu período de líder de torcida. Nas lutas, ela encontrou um caminho para enfrentar esse sofrimento, e acabou achando também uma profissão.

Ela ainda tem o exótico apelido "Calibre 12", por gostar de caçar e pescar. Vanzant não pôde participar do TUF 20 por ser muito jovem, mas provou ter potencial por conta de sua estreia com nocaute no UFC.

"Acho que minha vantagem é ser muito completa. E eu treino direto com caras. Felice tem um perfil de durona, mas também sou forte, estou treinando duro e com muitos homens que lutam no mesmo estilo que ela", disse Vanzant.

Veja a encarada tensa entre elas:

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA