Topo

Na Grade do MMA

Vanzant faz jus a 'hype' no UFC, combate rótulo de musa e pode ficar careca

Maurício Dehò

21/04/2015 06h00

Paige Vanzant é a nova estrela do plantel feminino do UFC. Agora, em definitivo. Se havia dúvidas sobre a posição de destaque sobre sua luta contra Felice Herrig, no evento de Nova Jersey, no último sábado, a vitória dominante sobre a rival comprovou que o "hype" é real. Aos 21 anos, a norte-americana já figura entre as tops do ranking, saltando cinco posições para aparecer como 7ª, e pode almejar uma disputa de cinturão em um futuro próximo.

Uma das grandes questões levantadas pela presença de Vanzant e Herrig no card – e discutida aqui no blog – era o fato de o UFC apostar em um duelo de musas para abrir sua programação em um evento transmitido pela FOX, uma emissora da TV aberta nos EUA. Além de mostrar seu valor, a peso palha desde antes do combate já vinha dizendo que o triunfo seria para quebrar os estigmas e rótulos que exaltam sua beleza. A ponto de estar cogitando ficar careca (leia abaixo).

Paige começou a lutar para superar um bullying. Ela já foi cheerleader (AP Photo/Rich Pedroncelli)

Paige começou a lutar para superar um bullying. Ela já foi cheerleader (AP Photo/Rich Pedroncelli)

"Não importa quanto sucesso você faça, sempre há negatividade. Veja o que acontece com Ronda. Isso acontece, e não será diferente comigo. Mas quero quebrar esses estereótipos, como ela faz. As pessoas vão assistir ao combate e ver que somos lutadores de alto nível, que somos muito mais do que as pessoas pensam", previu ela, antes do combate. E cumpriu.

O combate começou movimentado, com Herrig tendo uma chance de finalizar com uma chave de braço. Depois de falhar, só deu a rival. Vanzant conseguiu boas quedas, dominou no chão e abusou do ground and pound, vencendo por pontos, em seu segundo triunfo no UFC.

Depois disso, Dana White fez aquele marketing costumeiro. Com um dedo no exagero, comparou-a a outra nova estrela. "É quase como o negócio com Conor McGregor. Ele chegou estourando tudo e mostrou que era real. Paige Vanzant fez isso essa noite. Ela foi inacreditável. Ela é uma dessas pessoas que tem 'aquilo', aquele detalhe que ninguém pode ensinar."

Vanzant mostrou raça, técnica e muita força para vencer Herrig, mas tem de galgar degraus e mostrar luta a luta que pode realmente chegar ao nível de disputar um cinturão – e de conquistá-lo. Aos 21 anos, há muito para evoluir, e o UFC não vai querer apressar seu momento, para não perder o potencial que a norte-americana tem de ser uma enorme estrela nos próximos anos.

Musa careca?

A loira pode dar um outro tapa no rótulo de musa, deixando as madeixas de lado. Paige Vanzant está interessada em fazer um gesto para promover o combate ao câncer, e quer raspar os cabelos. A lutadora já perdeu familiares para a doença.

"Eu me sinto tão abençoada. Tenho muitas oportunidades, e posso levantar de manhã e não ir para um emprego regular. Sou abençoada e quero fazer coisas por quem não tem essa chance. Muita gente está lutando contra o câncer, e isso é algo que eu não tive de passar. Quero ajudar, devolver algo a essas pessoas".

Vanzant chegou a anunciar no Twitter que realmente rasparia a cabeça. Agora, aos amigos do Combate.com, disse que a decisão será por meio de uma campanha na internet.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA