Topo

Na Grade do MMA

Por onde passa o futuro de Lyoto Machida no UFC

Jorge Corrêa

22/04/2015 06h01

Perto de fazer 37 anos, Lyoto Machida ainda é um dos mais famosos e mais vendáveis lutadores brasileiros no UFC, mas sua derrota para Luke Rockhold o jogou em um limbo dentro dos pesos médios que dificilmente ele conseguirá sair – isso se sua meta sincera ainda for conquistar o título da categoria.

O ex-campeão dos meio-pesados se encontrou entre os médios. Mais que isso, vinha tendo atuações mais consistentes em seu novo peso do que na época em que deixou a categoria que teve o cinturão. Sua única derrota, até então, tinha sido em uma disputa de título muito parelha contra Chris Weidman.

Então veio o atropelo de Luke Rockhold.

Vendo seu próprio algoz brilhar como nunca no UFC e outros dois brasileiros perto de disputar o cinturão – Vitor Belfort e Ronaldo Jacaré – ficou quase impossível de Lyoto ter um novo title shot. Ele precisaria de uma longa sequência de vitórias e contra rivais bem ranqueados e que ele ainda não tenha enfrentado.

Sobram poucos nomes nessa intersecção. Ronaldo Jacaré, Vitor Belfort e Yoel Romero seriam as alavancas perfeitas para ele se aproximar novamente pela cinta, mas eles devem "se matar" pelo caminho em busca pelo cinturão, principalmente quando colocamos nesta mistura Rockhold, Weidman e, quem sabe, até Anderson Silva.

Lyoto Machida pode vislumbrar um futuro interessante e rentável dentro do UFC, mas longe do cinturão. Ele ainda tem potencial para fazer a luta principal de qualquer Fight Night (cards menores) dentro do Brasil, ou quem sabe até um co-main event de um evento de numerado de pay-per-view.

O que ele não pode fazer é se rebaixar e passar a enfrentar rivais que estejam fora do top 15 dos médios. Ainda existem bons nomes para que ele brilhe no octógono. Tim Kennedy, Michael Bisping, Costas Philippou ou até mesmo Tim Boetsch seriam rivais interessantes para o brasileiro neste momento.

Leia também:
Lyoto é afastado após surra; Luke e Jacaré ficam à disposição para UFC 187
UFC muda regra: número de lutas, e não ranking, define 'salário' da Reebok
Ranking acompanha mudança de rumo nos médios, e Rockhold passa Jacaré

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA