Topo

Na Grade do MMA

UFC tem como melhor caminho tirar o cinturão de Jon Jones

Jorge Corrêa

28/04/2015 06h01


Era uma galhofa rotineira de Anderson Silva, nos tempos áureos de invencibilidade, dizer que gostaria de enfrentar um clone seu, como única chance de ser derrotado. Agora, estamos muito perto de ver outro astro do UFC perder para si mesmo. Jon Jones entrou em um caminho que deve lhe levar para a destituição de seu cinturão dos meio-pesados.

Apesar de Dana White e seus pares terem um histórico de aliviar a barra de seus principais nomes, enquanto podem ser muito rígidos com peixes menores, "Bones" parece ter gasto todos os seus créditos com o acidente do último fim de semana, quando bateu seu carro contra o de uma grávida, não prestou socorro à mulher que quebrou braço, fugiu do local e ainda teve maconha encontrada em seu veículo abandonado.

(Seu "azar" foi ter voltado para buscar dinheiro no carro e ter sido reconhecido por um policial a paisana que passava pelo local e é muito fã de UFC.)

Este não é nem de longe o primeiro problema causado por Jon Jones que reverberou dentro do UFC. Em 2012, foi detido por bater o carro enquanto dirigia bêbado. Levou uma bronca dos chefes e ficou "em observação". Já no final do ano passado, foi flagrado em um exame antidoping surpresa com cocaína. O resultado veio a público em janeiro e ele passou por uma reabilitação. DE UM DIA. Mesmo assim, foi alçado a exemplo de superação, apesar de pagar uma multa.

Agora, será difícil alguém passar a mão na cabeça do campeão. As testemunhas foram muito enfáticas e ele já foi detido para prestar esclarecimentos. Com uma fiança de apenas US$ 2.500, não passou muito tempo preso, mas o estrago já está feito. Dificilmente o Ultimate encontrará uma saída para mantê-lo como campeão dos meio-pesados.

O caminho lógico – e único – é que o evento tire seu cinturão. Já sem o título, Jones passaria por todos os trâmites legais para tentar provar sua inocência. Se ele não for julgado culpado, seria o próximo desafiante do campeão no momento. Se assumir a culpa pelos ocorridos ou for julgado culpado, terá de comer muita grama e voltar para o fim da fila se for aceito de volta no UFC.

É difícil não prever que Jon não tenha uma punição exemplar dentro do UFC. Com três strikes, Dana White agora tem de engolir seco e colocar Jones para fora.

E como fica o cinturão?

Claro que se o UFC tirar o título de Jon Jones, ele também estará fora da defesa que faria contra Anthony Johnson no UFC 187, marcado para 23 de maio, em Las Vegas. Com o cinturão vago, o caminho natural é que o desafiante seja mantido para a disputa do título – que não seria interino, vale frisar.

Mas contra quem? O nome que já começa a borbulhar é o de Daniel Cormier, que apesar de vir de derrota para Jon Jones, teve uma atuação interessante contra o campeão. Muitos lutadores já começaram a fazer campanha por ele nas redes sociais e, mais que isso, ele já está treinando para sua luta contra Ryan Bader no começo de jogo. Ele não teria problemas para bater o peso da categoria, inclusive.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA