Topo

Na Grade do MMA

Johnson ou Cormier. UFC sai vitorioso com qualquer 'substituto' de Jones

Jorge Corrêa

21/05/2015 11h01

Nem em seu pior pesadelo Dana White veria, no espaço de um ano e meio, perder (ou ver afastados) seus três maiores nomes: Georges St-Pierre, Anderson Silva e agora Jon Jones. Mas já que água que passa debaixo da ponte não volta, eles estão trabalhando a todo vapor para a construção de novos ídolos.

O UFC 187 pode ter papel-chave para isso, já que veremos coroado um novíssimo campeão dos meio-pesados no lugar da perda mais recente. Já que Jon Jones teve de ser retirado do posto de rei da categoria – e de seu caminho para se tornar o maior de todos os tempos no evento – nada melhor do que contar com dois fortes candidatos a astro. Mas só um sairá com o cinturão.

Anthony Johnson e Daniel Cormier, que fazem a luta principal do card deste sábado em Las Vegas, têm grande potencial de marketing e de arrebanhar novos fãs para o Ultimate. O mais interessante é que cada um tem características específicas (e diferente entre eles) que podem ser exploradas nesse sentido.

Começo explicando o azarão da noite. Johnson tem uma história de superação dentro do próprio UFC. Ele foi escorraçado por Dana White depois de uma série de problemas por não bater peso – lembrando que na primeira passagem ele lutou de médio e de meio-médio (!!!). Ele precisou tomar vergonha na cara para assumir que era um meio-pesado (às vezes pesado) e vencer seis lutas para retornar ao meio evento de MMA do mundo.

Mas o maior atrativo para Anthony é o peso de suas mãos. Ele nocauteou como se tivesse lutando contra uma criança o cara que até então tinha chegado mais perto de vencer e que machucou Jon Jones de verdade. Alexander Gustafsson deve ter pesadelos ainda com aquela luta. Torcedor gosta de vencedores e se for um nocauteador, melhor ainda. Como campeão, sua fama pode crescer na velocidade de suas lutas.

Já Daniel Cormier é o típico vencedor norte-americano. Tem uma carreira primorosa no esporte universitário, disputou Jogos Olímpicos, chegou ao MMA com sua barriga bem incomum para um atleta de tão alto nível, enfileirou rival atrás de rival, conquistou como completo azarão o GP dos pesados do extinto Strikeforce, é um cara de família e de grupo, é o coração de sua equipe (a AKA). Mas mais que tudo isso, ele é um GRANDE lutador, completo e com uma técnica muito apurada. Seu jogo de wrestling usado no MMA é impressionante.

A cereja do bolo é sua inteligência acima da média. Não é por acaso que ele acumula o cargo de comentarista dos programas oficiais do UFC. Sua retórica é impecável e atraente. É daqueles caras que as pessoas param para ouvir. Dessa forma, ele também sabe se vender e, com isso, já tem uma legião de fãs. Não são poucos os motivos para ele ser o favorito para esse combate.

Leia também:
Top 5: Belfort está na lista dos melhores chutadores do UFC
Bastidores tem corte de cabelo, acupuntura e fralda trocada; veja
Weidman x Belfort: Para enterrar o clichê do duelo de gerações

Serviço – O UFC 187, com suas duas disputas de cinturão em Las Vegas, começa às 19h30 (de Brasília), com as sete lutas do card preliminar. O card principal está marcado para as 23h, com cinco lutas, sendo Chris Weidman x Vitor Belfort a penúltima, seguida por Anthony Johnson x Daniel Cormier. O Placar UOL acompanha todos os momentos do evento. O canal pago Combate faz a transmissão ao vivo, e a Rede Globo terá as principais lutas em VT, com o habitual atraso, previsto no contrato com o UFC.

Card principal
Meio-pesado (cinturão): Anthony Johnson x Daniel Cormier
Médio (cinturão): Chris Weidman x Vitor Belfort
Leve: Donald Cerrone x John Makdessi
Pesado: Travis Browne x Andrei Arlovski
Mosca: Joseph Benavidez x John Moraga

Card preliminar:
Mosca: John Dodson x Zach Makovsky
Meio-médio: Dong Hyun Kim x Josh Burkman
Médio: Uriah Hall x Rafael Natal
Palha feminino: Rose Namajunas x Nina Ansaroff
Meio-médio: Mike Pyle x Colby Covington
Leve: Islam Makhachev x Leo Kuntz
Mosca: Justin Scoggins x Josh Sampo

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA