Topo

Na Grade do MMA

TRT pode fazer falta para Belfort. Mas ele está diferente? Compare

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

21/05/2015 11h54


Uma das principais polêmicas que Vitor Belfort se envolveu nos últimos anos foi fora do octógono. Ele foi um dos principais defensores do uso terapêutico de testosterona artificial, o TRT, para lutadores que apresentassem baixos níveis naturais do hormônio masculino. Não que ele fosse o único ou o primeiro a usar, mas ele foi o atleta que, tomando a medicação, obteve os melhores resultados e quem mais encampou essa bandeira.

Seus críticos, principalmente possíveis rivais e suas vítimas, falavam em doping legalizado, mas uma coisa ninguém podia negar: o TRT não lhe ensinou os belos chutes com que nocauteou seus últimos três adversários e lhe credenciaram para a disputa do cinturão dos meio-médios, neste sábado, contra Chris Weidman, no UFC 187 em Las Vegas.

Pois o Terapia de Reposição de Testosterona foi proibida pela Comissão Atlética de Nevada no ano passado, adiando essa luta. Então Vitor Belfort teve de se reconstruir sem o hormônio. Nos primeiros meses, ele ficou nitidamente menor, mas o atraso de um ano para essa luta fez com que ele tivesse tempo hábil para ele chegar forte fisicamente para esse combate.

É isso quero mostrar na foto acima. Vamos às datas. A da esquerda é maio de 2013, na pesagem de sua luta contra Luke Rockhold. A da direita é desta semana agora. Em ambas ele está de peso médio e com certeza quando ele subir na balança na sexta-feira, não vai estar um grama abaixo do limite da categoria.Untitled-11

O peso será exatamente o mesmo nas duas fotos, mas podemos ver que ele está diferente. Na foto de 2013, ele está mais "rasgado", como o próprio Weidman disse na última quarta-feira. Ele está mais seco na foto da esquerda. Agora é saber o quanto isso pode afetar o seu jogo ou, principalmente, o seu gás.

Leia também:
Top 5: Belfort está na lista dos melhores chutadores do UFC
Bastidores tem corte de cabelo, acupuntura e fralda trocada; veja
Weidman x Belfort: Para enterrar o clichê do duelo de gerações

Serviço – O UFC 187, com suas duas disputas de cinturão em Las Vegas, começa às 19h30 (de Brasília), com as sete lutas do card preliminar. O card principal está marcado para as 23h, com cinco lutas, sendo Chris Weidman x Vitor Belfort a penúltima, seguida por Anthony Johnson x Daniel Cormier. O Placar UOL acompanha todos os momentos do evento. O canal pago Combate faz a transmissão ao vivo, e a Rede Globo terá as principais lutas em VT, com o habitual atraso, previsto no contrato com o UFC.

Card principal
Meio-pesado (cinturão): Anthony Johnson x Daniel Cormier
Médio (cinturão): Chris Weidman x Vitor Belfort
Leve: Donald Cerrone x John Makdessi
Pesado: Travis Browne x Andrei Arlovski
Mosca: Joseph Benavidez x John Moraga

Card preliminar:
Mosca: John Dodson x Zach Makovsky
Meio-médio: Dong Hyun Kim x Josh Burkman
Médio: Uriah Hall x Rafael Natal
Palha feminino: Rose Namajunas x Nina Ansaroff
Meio-médio: Mike Pyle x Colby Covington
Leve: Islam Makhachev x Leo Kuntz
Mosca: Justin Scoggins x Josh Sampo

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA