Topo

Na Grade do MMA

Por que Belfort tem mais chance de ganhar nos dois primeiros rounds

Jorge Corrêa

21/05/2015 06h05

Vitor Belfort não faz uma luta oficial há 17 meses e Chris Weidman precisou se recuperar de duas lesões desde que venceu Lyoto Machida em julho do ano passado. Dessa maneira, é muito difícil de cravar em qual situação física chegam os dois para a luta deste sábado, quando disputam o cinturão dos médios no UFC 187, em Las Vegas.

Então o histórico e a forma que cada um luta pode nos apresentar um cenário condizente com o que deve acontecer. O histórico mostra que o brasileiro deve levar vantagem e ter suas melhores chances de vencer nos dois primeiros rounds. Já o campeão fica mais próximo de manter o cinturão quando mais perto o combate chegar dos 25 minutos.

Vou falar primeiro do que os números não mostram. Belfort ficou famoso pela velocidade de suas mãos e por sua explosão física. Foi assim que ele ganhou o apelido de Fenômeno. Suas maiores vitórias foram nos primeiros minutos de combate, quando no máximo no segundo round. Ele atinge o auge físico de seus confrontos muito rápido, ele não precisa de muito estudo com a luta já rolando, ele entra sabendo o que precisa fazer.

Weidman tem também grande parte de vitórias nos dois primeiros rounds, mas não vou nem apresentar uma comparação percentual porque soaria até ridículo colocar esses números lado a lado com um tendo uma carreira de 34 lutas e 19 anos e outro com 12 combates em seis temporadas. Mas a questão é que Chris conseguiu essas rápidas vitórias mais pela inteligência de um contra-ataque (na trocação ou no solo) do que pela força física.

A matemática é simples para o brasileiros: força + velocidade = cansaço. Claro que se você usar muita força em um curto espaço de tempo, você vai se cansar rápido também. Das dez derrotas que Vitor tem na carreira, metade foi por decisão após três ou cinco rounds e duas já na reta final de combate. Ou seja, 70% de seus revezes vieram em lutas longas.

Agora vamos aos números de Vitor que devem fazer com que Weidman realmente se preocupar em cozinhar o combate no começo e fazer ele se prolongar o máximo possível. Das 24 vitórias de Belfort, 17 foram por nocaute e 3 por finalização. TODAS NOS PRIMEIRO OU SEGUNDO ROUND. Ele tem 11 vitórias em menos de 2 minutos.

Leia também:
Top 5: Belfort está na lista dos melhores chutadores do UFC
Bastidores tem corte de cabelo, acupuntura e fralda trocada; veja
Weidman x Belfort: Para enterrar o clichê do duelo de gerações

Serviço – O UFC 187, com suas duas disputas de cinturão em Las Vegas, começa às 19h30 (de Brasília), com as sete lutas do card preliminar. O card principal está marcado para as 23h, com cinco lutas, sendo Chris Weidman x Vitor Belfort a penúltima, seguida por Anthony Johnson x Daniel Cormier. O Placar UOL acompanha todos os momentos do evento. O canal pago Combate faz a transmissão ao vivo, e a Rede Globo terá as principais lutas em VT, com o habitual atraso, previsto no contrato com o UFC.

Card principal
Meio-pesado (cinturão): Anthony Johnson x Daniel Cormier
Médio (cinturão): Chris Weidman x Vitor Belfort
Leve: Donald Cerrone x John Makdessi
Pesado: Travis Browne x Andrei Arlovski
Mosca: Joseph Benavidez x John Moraga

Card preliminar:
Mosca: John Dodson x Zach Makovsky
Meio-médio: Dong Hyun Kim x Josh Burkman
Médio: Uriah Hall x Rafael Natal
Palha feminino: Rose Namajunas x Nina Ansaroff
Meio-médio: Mike Pyle x Colby Covington
Leve: Islam Makhachev x Leo Kuntz
Mosca: Justin Scoggins x Josh Sampo

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA