Topo

Na Grade do MMA

Um novo campeão. Falta de pressão põe Cormier à frente da força de Johnson

Jorge Corrêa

23/05/2015 12h05

É no mínimo estranho que um cara com 19 vitórias na carreira, sendo 13 por nocaute e vindo de uma série invicta de nove combate seja apontado como azarão. Mas é isso que Anthony Johnson encarada neste sábado, na disputa pelo cinturão vago dos meio-pesados do UFC.

Mas de onde vem o favoritismo de seu adversário Daniel Cormier? A principal origem a falta de pressão sobre ele, algo bem diferente do que aconteceu quando ele disputa o título da categoria no início deste ano.

Ele pareceu completamente quebrado depois de ter sido derrotado por pontos por Jon Jones. Chorou durante a entrevista coletiva, disse que foi a pior derrota de sua carreira, junto com uma que lhe valeu uma medalha olímpica. E o que pudemos ver naquele noite foi um Cormier incompleto, que não conseguiu demonstrar praticamente nada de seu jogo.

Hoje está completamente claro que o ex-campeão conseguiu entrar na cabeça de Daniel. Mexeu com o desafiante com as provocações e as brigas que tiveram antes do combate. Nesta semana, Cormier assumiu que está se sentindo leve, algo que não aconteceu na única derrota de sua carreira no MMA.

O que ele terá de enfrentar agora: uma das mãos mais pesadas das história da categoria, um cara que vem nocauteando a torto e direito, inclusive pesos pesados do nível de Andrei Arlovski. Johnson é um monstro, uma máquina de bater. É assombroso ver o que ele pode fazer, é como se batesse como o corpo inteiro, não apenas com os punhos.

Quando ele encontra o alvo em seu rival, Anthony marca o local a ser atingido e só para de bater quando o árbitro entra no meio. Ele precisa de um único golpe desse tipo para encerrar o combate e se tornar o novo campeão.

Daniel Cormier tem um importante repertório para conseguir se livrar disso, principalmente se usar o wrestling. Anthony é consideravelmente menor que Jon Jones (1,88m de altura e 1,98m de alcance, contra 1,93m e 2,15m) ele pode entrar mais rápido na distância para as quedas. Ele já mostrou que pode dominar qualquer adversário dessa maneira.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA