Topo

Na Grade do MMA

O novo – e marrento – estilo de Chris Weidman como campeão do UFC

Jorge Corrêa

26/05/2015 06h01


Confiança sempre foi uma das principais características do campeão dos médios Chris Weidman, isso mesmo antes de vencer Anderson Silva pela primeira vez. Até hoje ele tem como mantra: "Ele nunca me venceria". E isso serve para qualquer rival. Mas agora, o norte-americano adicionou uma nova característica a sua personalidade: uma confiança com jeito de marra.

Se em seus últimos combates ele ainda tenha uma atenção especial com a imprensa e dava de ombros para os "hatters", ele agora bate de frente com tudo e com todos, com direito a repostas atravessadas, irônicas e uma cobrança aberta no octógono: "Parem de duvidar de mim!˜

Durante a semana que antecedeu o combate contra Vitor Belfort, no último sábado, ele não esteve tão atencioso com a imprensa brasileira que estava para a cobertura do evento. Sempre tinha alguma piadinha ou perguntava se éramos "Time Belfort" e se cansou de dizer que sentiria saudade de nós quando não tivesse mais "brasileiros pelo caminho".

Ele escolheu repisar em sua história de superação, de que sempre passou por uma adversidade antes de algum momento do gloria. Anos atrás, ele preferia focar no trabalho que fez para chegar onde chegou.

Queda e castigo no chão: veja como Weidman venceu Belfort

Mas quem mais tirou o campeão dos médios do UFC do sério, o principal alvo desse seu novo discurso, são aqueles que ainda não acreditam nele como dono do título. Ele diz que perde a cabeça com os "haters" de redes sociais, aqueles que o apontam com um cara com sorte depois de ter vencido Anderson Silva duas vezes e depois batido Lyoto Machida. Foi o que fez ele mandar

Essa nova postura de Chris Weidman se deve a dois pontos principais:

(1) deve ser bem complicado você vencer o aquele que é apontado como o maior de todos os tempos duas vezes, ter uma carreira invicta, estar no algo físico e técnico e mesmo assim não levar todos os créditos merecidos por isso. Em algum momento ele iria estourar. E foi o que aconteceu.

(2) esse tipo de comportamento ajuda qualquer lutador dentro do UFC a se vender melhor. Se ele já tem muitos fãs por conta de suas qualidade como lutadores, ele pode atrair novos pela confiança exacerbada. Assim ele vai aparecer mais, terá mais espaço na mídia e ficará mais famoso. O UFC não deve estar nenhum pouco preocupado com isso.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA