Topo

Na Grade do MMA

Werdum toma mais golpes, mas energia e precisão definem conquista do título

Maurício Dehò

14/06/2015 11h26

Werdum fala sobre conquista de cinturão: "Uma luta duríssima"

As estatísticas da vitória de Fabrício Werdum contra Cain Velásquez, com uma guilhotinha encaixada no terceiro round, são deveras curiosas. Vendo os números do Fight Analytics que o UOL Esporte disponibilizou durante a luta, parece que as coisas estavam nas mãos do norte-americano. Números não mentem, mas, neste caso, ajudam a desvendar o triunfo incontestável do brasileiro.

Como se viu, Velásquez ganhou o primeiro round, mas a partir do segundo começou a sentir a falta de energia, muito fruto da altitude de 2.200 m da Cidade do México. E este fator foi fundamental no combate, tendo em vista que o brasileiro ficou 35 dias se aclimatando, e Velásquez menos de duas semanas.

Mas, vamos às estatísticas. Nos números frios, Velásquez dominou o centro do octógono por 7min24s, contra "apenas" 2min56s de Werdum. Ele ainda acertou mais golpes, no total, com 206 contra 178 de Werdum.

"Mas, então, Werdum foi dominado?". No primeiro round, até que foi, em uma luta com trocação franca. Mas, a partir do segundo, os números de golpes contundentes mostram que não foi isso que se viu. Nessa estatística, o gaúcho liderou: 80 a 74.

E esse número é o mais importante para se concluir que a energia e a precisão e uma boa leitura de luta é que definiram o combate.

Ao tomar pressão e golpes pesados no primeiro round, Werdum cansou Velásquez. E, ao lentamente passar a dominar as ações, ele contou com seu muay thai muito afiado e uma visão de jogo muito inteligente para bater certo, bater para ganhar a luta.

Sem desperdiçar energia, Werdum golpeou com seu Cain com jabs, diretos e alguns cruzados e joelhadas. Acertar mais golpes contundentes e menos golpes no total são a prova de que o aproveitamento melhor foi benéfico para o gaúcho. Isso se viu principalmente no segundo round, quando o placar de golpes contundentes ficou em 46 a 30, grande superioridade do brasileiro – no total, Velásquez jogou 90 golpes contra 93 de Werdum.

Curioso também foi como a luta acabou. Velásquez tinha um tempo de domínio no chão de 42 segundos, contra nenhum de Werdum. Quando viu que em pé estava no prejuízo, tentou ir para o chão. Foi aí que deu os três únicos segundos de domínio de solo para o brasileiro, que encaixou sua guilhotina, sorriu e só aguardou os três tapinhas e o cinturão unificado dos pesos pesados do UFC.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA