Topo

Na Grade do MMA

Surras mostram Lyoto Machida no caminho para o fim no UFC

Jorge Corrêa

29/06/2015 06h01


Na semana passada, escrevemos aqui um post falando os motivos que levaram Lyoto a nunca concretizar a "Era Machida" profetizada quando ele conquistou o cinturão dos meio-pesados do UFC em 2009. Parece que estávamos prevendo a tragédia que aconteceria em sua luta contra Yoel Romero, no último sábado.

MAIS: Lyoto é operado após fraturar o nariz em derrota no UFC

Pela segunda vez em pouco mais de 40 dias, o brasileiro acabou duramente nocauteado por um adversário. Antes, tinha sido vítima de Luke Rockhold, resultado que deu ao norte-americano a chance de disputar o cinturão dos meio-pesados. Mesmo tendo mais derrotas que vitórias desde que perdeu seu título, Lyoto nunca tinha sido surrado duas vezes consecutivas em sua carreira.

Aos 37 anos, Machida dá sinais de que seu grande momento no maior evento de MMA do mundo chegou ao fim. Mais que isso, ele se encaminha a passos largos para o término de uma história que tinha tudo para ser gloriosa no UFC, mas pode ser muito mais lembrada pelo "quase" ou por um fim melancólico.

Lyoto nunca se reinventou de verdade dentro do Ultimate. Ele sempre foi muito bom em reinício. Mas seu estilo sempre esteve lá, sempre foi o mesmo. Se por um lado, seu caratê pegou muitos rivais desapercebidos, em golpes fulminantes que pareciam sair de filmes de ação, ele se tornou previsível em combates facilmente definidos como monótonos. Na mesma velocidade que ganhou fãs com sua técnica eficiente, ele os irritou em lutas que perdeu por pura falta de combatividade.

Seu melhor recomeço no UFC foi quando decidiu descer de categoria. Entre os médios, mostrou um frescor em seu trabalho que nunca tinha apresentado. Com isso, chegou a uma disputa de cinturão e, apesar da derrota, foi o rival mais duro que o campeão Chris Weidman já teve. Foram cinco rounds que deixaram o dono do cinturão machucado e torcendo para que a luta acabasse logo.

Mas essa derrota também acelerou o declínio do Dragão. Ele ganhou velocidade com a descida de peso, mas perdeu potência, punch. Não é sempre que vai tirar da cartola um chute perfeito, como fez com Mark Munoz ou CB Dollaway. Seu jogo ficou manjado e foi exatamente dessa maneira que Yoel Romero conseguiu encontrar sua vitória avassaladora, tanto que logo na primeira queda aplicada pelo medalhista olímpico de wrestling veio o nocaute.

Claro que Machida ainda pode ter alguns anos no octógono, lutando em bom nível. Mas ficou claro que ele não tem mais vez entre os tops da categoria. Acabou derrotado por todos que enfrentou. Os melhores pesos médios do Ultimate evoluíram em uma velocidade que o brasileiro não conseguiu acompanhar.

Lyoto tem espaço para fazer até algumas lutas principais no Brasil, sem almejar uma futura disputa de cinturão, mas ele precisa agora pensar em como terminar de maneira digna uma carreira que abriu muitas portas e trouxe muitos fãs para o MMA em uma época em que o esporte ainda não tinha os holofotes de agora.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA