Topo

Na Grade do MMA

Cinturão interino injusto fará José Aldo torcer [muito] por Conor McGregor

Jorge Corrêa

01/07/2015 06h01


A notícia que nenhum fã de MMA queria ouvir veio na noite da última terça-feira. José Aldo não conseguiu se recuperar da lesão na costela sofrida na semana passada e está fora da luta contra Conor McGregor, o combate mais esperado do UFC neste ano. Foi gasto um caminhão de dinheiro, valores sem precedentes na história do Ultimate. Talvez isso tenha deixado Dana White e seus pares tão irritados a ponto de tomarem uma decisão bem equivocada.

Assim como foi anunciada a saída do brasileiro, a franquia também confirmou a execução do seu plano B: Chad Mendes fará contra o irlandês uma disputa de cinturão interino no combate principal do UFC 189, em Las Vegas, no próximo dia 11. Nunca um título interino foi anunciado em um espaço de tempo tão pequeno depois da lesão de um campeão.

Fica claro que neste momento foi usado dois pesos e duas medidas. Em janeiro deste ano, Chris Weidman sofreu uma lesão muito parecida e sua luta contra Vitor Belfort foi adiada em três meses, sem qualquer suposição de título interino. É o mesmo tempo que Aldo precisaria para voltar. Dominick Cruz sofreu uma lesão de o afastaria do octógono por 8 meses para que um título não linear fosse colocado em jogo.

A desculpa dada por Dana White foi que José Aldo já ficou de fora de cinco disputas de cinturão por conta de lesões desde que chegou a UFC em 2011. Ok, esse pode ser um dos motivos, mas ele poderia ter sido um pouco mais sincero, como normalmente é.

Ao criar essa disputa relâmpago de cinturão interino, o UFC tenta diminuir um pouco o prejuízo que terá com a ausência de José Aldo. Traz um pouco mais de apelo para um card que ficaria como luta principal a disputa de cinturão dos meio-médios entre Robbie Lawler e Rory MacDonald. Ter um títulozinho a mais em jogo sempre ajuda a vender um pouco mais de pay-per-view.

Mais que isso, o Ultimate não poderia dispensar a propaganda (ou como gosto de falar, o hype) em cima do Conor McGregor. Ele já é um astro do evento, mesmo tendo feito só cinco lutas no octógono. Milhares de irlandeses já tinham comprado passagem e ingressos para Las Vegas e Dana White não tem o menor interesse em decepcionar esse enorme mercado consumidor em potencial. A Irlanda pode abrir as portas para a Europa continental.

E com essa nova disputa de cinturão, teremos uma situação que beira o surreal: podem ter certeza que José Aldo vai torcer muito para o falastrão. A matemática é simples. Se Chad Mendes vencer, o brasileiro fará uma unificação de cinturão que contra um cara que já venceu duas vezes de forma contundente. Essa trilogia forçada teria pouco apelo e, com isso, renderia pouco dinheiro para o campeão.

Por outro lado, se Conor vencer, a rivalidade com Aldo sairia ainda mais fortalecida. O irlandês finalmente terá vencido um top da categoria e terá referendada sua posição como desafiante pelo cinturão linear. Além disso, teremos mais muitos meses de promoção e bate boca entre os dois, criando ainda mais expectativa sobre esse encontro.

Qual seria o resultado? Muito, mas muito dinheiro para todos os envolvidos.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA